Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pessoa sendo examinada na perna por profissional
Pessoa sendo examinada na perna por profissional
Pessoa sendo examinada na perna por profissional

Coração

Trombose

Trombose

A trombose é uma das principais causas de morte em pessoas que têm doenças cardiovasculares. A trombose é provocada pela formação de coágulos dentro das veias de alguns órgãos como o cérebro e pulmão, podendo causar derrame. Se os coágulos entopem veias pulmonares, é dada a embolia pulmonar¹. Geralmente, as pernas são os territórios onde se formam mais trombos.

 

Fatores de risco para trombose

Existem fatores de risco para trombose que podem ser controlados e outros não. Veja quais são os principais:²

Fatores controláveis

·  Pílula anticoncepcional;

·  Reposição hormonal;

·  Obesidade;

·  Tabagismo;

·  Gravidez;

·  Viagens longas.

Fatores não controláveis

·  Idade a partir de 40 anos e, principalmente, após os 60 anos;

·  Paralisia de partes do corpo;

·  Varizes;

·  Câncer;

·  Histórico familiar.

Sinais e sintomas de trombose

Os sinais e sintomas de trombose são muito difíceis de identificar. A doença atinge, principalmente, as pernas, entre outros sintomas, como:³

·       Mudança de cor da pele;

·       Pele inflamada;

·       Varizes intensas;

·       Inchaço;

·       Dor.

No entanto, pode não haver sinais e sintomas de trombose no início. E mesmo se você tiver um ou mais dos que estão relacionados acima, não significa que seja a doença. Porém, procure um médico para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

 

Complicações de trombose

A trombose pode ser fatal quando causa embolia pulmonar e derrame cerebral. O coágulo percorre a corrente sanguínea e se aloja, respectivamente, no pulmão e no cérebro. Veja quais são os sinais e sintomas das complicações de trombose:³

Embolia pulmonar⁴ 

·       Falta de ar;

·       Dor no peito;

·       Tosse repentina com sangue;

·       Respiração rápida;

·       Aumento da frequência cardíaca.

Acidente Vascular Cerebral (Derrame Cerebral) ⁵ 

·       Fraqueza;

·       Fala enrolada;

·       Parte do rosto paralisada;

·       Dificuldade motora.

Caso tenha um ou mais dos sinais e sintomas acima, não hesite em procurar o médico imediatamente. A agilidade no atendimento pode ser essencial para evitar complicações no quadro clínico.

 

Diagnóstico de trombose

Após fazer uma avaliação, pode ser que o médico peça, pelo menos, um dos exames abaixo para fazer o diagnóstico de trombose:

·       Eco Doppler Colorido (Ultrassom Vascular);

·       Angiotomografia Computadorizada;

·       Exame de Sangue.

 

Prevenção de trombose

Existem alguns hábitos que ajudam a evitar a formação de coágulos, ou seja, auxiliam na prevenção de trombose. Veja quais são e adote na sua vida:

·       Praticar exercícios físicos;

·       Ter uma alimentação balanceada;

·       Manter o peso ideal;

·       Não ficar muito tempo parado;

·       Não fumar.

 

Tratamento de trombose

O principal objetivo do tratamento de trombose é evitar embolia pulmonar e derrame. Existem algumas formas de impedir que isto aconteça, saiba quais são:

 

Tratamento com anticoagulantes

Diminui as chances de formação de novos coágulos sanguíneos como também impede o crescimento deles. Responsáveis por afinar o sangue e retardar a capacidade de coagulação, os anticoagulantes previnem o desenvolvimento e a passagem de coágulos para o pulmão e cérebro. Existem três classes de anticoagulantes:

·  Inibidores do fator Xa – o fator Xa é uma enzima envolvida na formação de coágulos. Sem ela, o processo é interrompido, o que retarda a formação de novos coágulos.

·  Inibidores diretos da trombina – a trombina é uma das enzimas que participa da formação de coágulos. Quando ela é inibida, o processo de coagulação é interrompido. Então, os coágulos se formam com menos rapidez.

·  Antagonistas da vitamina K – interrompem a produção das proteínas envolvidas na formação de coágulos.

Meias elásticas

Elas ajudam na circulação sanguínea das pernas e diminuem o inchaço. A compressão feita pelas meias reduz em 50% o risco de síndrome pós-trombótica, que normalmente provoca sensação de cansaço e peso das pernas, além de deixar a pele mais escura.

Filtro de veia cava

O acessório de metal é instalado na veia que transporta o sangue da parte debaixo do corpo de volta para o coração. O filtro de veia cava ajuda a prevenir ou tratar a trombose, pode ser temporário ou permanente, conforme a indicação do seu médico.

Cirurgia

Em casos mais graves de trombose, é preciso fazer uma cirurgia para retirar os coágulos das veias e liberar a passagem de sangue.

Fibrinólise sistêmica

Medicamentos que destroem o coágulo sanguíneo, entretanto podem aumentar o risco de sangramento.

A duração do tratamento de trombose depende de cada caso, mas pode se estender para a vida inteira. Apenas o médico é capaz de indicar a melhor forma de tratar a doença, nunca se automedique.7

PP-UNP-BRA-0125 - Abril/2023

 

Referências

1.    Ohki, Alan Vitor; Bellen, Bonno van. A incidência regional do tromboembolismo venoso no Brasil. Serviço de Cirurgia Vascular Integrada do Hospital Beneficência Portuguesa. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jvb/v16n3/1677-5449-jvb-16-3-227.pdf  . Acesso em 25/04/2022

2.      SAAD, SARHAN SYDNEY; AVELAR, MARCELO; KIM, SU BONG; SALUM, MARA RITA; MATOS, DELCIO. Trombose hemorroidária - resultados do tratamento cirúrgico de urgência realizado em hospital universitário.  https://sbcp.org.br/revista/nbr253/P212_216.htm - acessado em 06/04/2022

3.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV. Estimativa SBACV. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/ . Acesso em: 25 abr. 2022.

4.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV. Doenças Vasculares: Quais são as doenças vasculares mais comuns?. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/embolia-pulmonar/ . Acesso em: 25 abr. 2022.

5.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV. Doenças Vasculares: Estenose de Carótida. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/doenca-carotidea/ . Acesso em: 25 abr. 2022.

6.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV. Doenças Vasculares: Trombose Venosa Profunda (TVP). [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/trombose-venosa-profunda-tvp/ . Acesso em: 25 abr. 2022.

7.    FERNANDES, Caio Julio Cesar dos Santos; JÚNIOR, José Leonidas Alves; GAVILANES, Francisca; PRADA, , Luis Felipe; MORINAGA, Luciana Kato; SOUZA, Rogerio. Os novos anticoagulantes no tratamento do tromboembolismo venoso. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, [S. l.], v. 2, p. 146-154. 2016. DOI http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37562016042020068 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/yCDKLsbJkMvWH8J6KbKThff/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2022.

Com o Programa Mais Pfizer nós temos o propósito de impactar positivamente a vida dos pacientes. 

Qualquer paciente que receber a prescrição de um médico contendo um dos medicamentos presentes no programa é elegível a receber seus benefícios

Cadastre-se