Hábitos saudáveis que melhoram sua pressão
A pressão alta ou hipertensão arterial, como também é conhecida, é uma doença crônica que precisa ser tratada e controlada para que você tenha uma melhor qualidade de vida.
A pressão alta acontece pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias do corpo, quando o coração faz mais esforço para distribuir o sangue corretamente para todo o nosso organismo. Normalmente, é considerada alta quando chega no valor de 14 por 9. ¹
Os hábitos de vida que desenvolvemos ao longo dos anos podem ajudar ou não a melhorar e a piorar nossa pressão. Confira, a seguir, alguns hábitos importantes para o seu tratamento.
Alimentação saudável
A alimentação está muito ligada ao nosso bem-estar físico e mental, por isso, não poderia ser diferente durante o tratamento da pressão alta.
É muito importante que você saiba como mudar a sua alimentação para que possa manter o seu corpo saudável e sua pressão sempre nas faixas normais. Falar com um médico especialista é a melhor maneira de encontrar uma dieta balanceada e adequada para você.
A sua alimentação tem interferência direta com a pressão alta, tanto para o lado positivo, quanto para o lado negativo. Por isso, pessoas com pressão alta devem evitar alguns alimentos na sua dieta (link: Alimentação para pessoas com pressão alta: o que evitar?).
Atividade física
Existem diversas maneiras de mexermos nosso corpo para melhorar a saúde, colocar o sedentarismo de lado e evitar a obesidade.
Claro que a atividade física traz muitos benefícios à nossa saúde e, além disso, existe mais um ponto positivo nessa prática: ela também ajuda com a pressão alta.
As atividades físicas ajudam a evitar os fatores de risco da pressão alta e a prevenir que outras doenças cardíacas apareçam.
Para entender melhor como a atividade física pode beneficiar a sua pressão e o seu tratamento, leia o texto atividades físicas para quem tem pressão alta (link).
Além de trazer resultados físicos, praticar atividade física também traz ótimos resultados psicológicos e emocionais que vamos entender no próximo tópico.
Evitar o estresse
A pressão alta pode ser ocasionada por alguns fatores psicológicos, como o estresse e a ansiedade.²
O estresse, por exemplo, aumenta o ritmo cardíaco, libera adrenalina e cortisol, acelera a respiração e coloca o corpo em estado de alerta. É uma reação normal do estresse excessivo, porém é uma reação extremamente prejudicial para a saúde. ²
Essa reação pode ser perigosa para pessoas com pressão alta, principalmente porque a ela já é ocasionada pela pressão elevada do sangue nas artérias e, quando estamos estressados, fica ainda maior. ¹,²
Evitar o estresse é um ponto importante para que a sua pressão não saia do controle.
O estresse pode acontecer em tomadas de decisões, nervosismo, trabalho excessivo, discussões e outros, por isso, é importante que você tente evitar momentos em que o estresse seja excessivo.
Estamos aqui para ajudar você a melhorar o seu tratamento e sua qualidade de vida, mas lembre-se que os nossos conteúdos não substituem uma consulta médica, por isso, sempre procure seu médico frequentemente para tomar decisões e tirar dúvidas.
Fique por dentro de tudo que postamos em nosso blog e não perca nenhuma dica importante!
Referências:
1. GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hipertensão (pressão alta). [S. l.], 20 nov. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hipertensao-pressao-alta-1/hipertensao-pressao-alta. Acesso em: 12 jan. 2022.
2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Conheça os principais sintomas da pressão alta ligada a questão emocional. [S. l.], 20 jan. 2017. Disponível em: https://www.sbie.com.br/blog/conheca-os-principais-sintomas-da-pressao-alta-ligada-questao-emocional/. Acesso em: 12 jan. 2022.