Atividades para o estímulo cognitivo em pessoas com Alzheimer
Atividades para o estímulo cognitivo em pessoas com Alzheimer
Para pessoas que têm Alzheimer, atividades de estímulo cognitivo são fundamentais porque geram mais autonomia e atrasam o avanço da doença. Portanto, essas pessoas precisam estar ativas e fazer coisas de que gostam.¹,²
De acordo com um estudo publicado recentemente no jornal especializado Neurology, atividades estimulantes para a mente – como ler ou montar um quebra-cabeças – durante a velhice podem adiar em até cinco anos o aparecimento do Alzheimer. ³
A pesquisa analisou mis de 1,9 mil idosos e os acompanhou por um período médio de 7 anos. Durante o estudo, 457 dos mais de 1.900 idosos foram diagnosticados com Alzheimer. Os participantes que demonstraram níveis mais altos de atividade cognitiva na velhice desenvolveram a doença em uma idade média de 94 anos. Já aqueles com níveis mais baixos de atividade cognitiva desenvolveram em média aos 89 anos – ou seja, com uma diferença de cinco anos. ³
Assim, as atividades e estímulos cognitivos são fundamentais para contribuir com o tratamento medicamentoso para o Alzheimer. ²,³
No texto de hoje vamos entender um pouco melhor como escolher as atividades certas e quais são as mais recomendadas para o estímulo cognitivo.
Como incluir atividades para estímulo cognitivo no dia a dia?
Ao determinar as atividades que vão ser realizadas, vale levar em consideração o que a pessoa com Alzheimer gosta de fazer e se interessa no seu dia a dia, assim será mais fácil de mantê-la engajada na atividade.¹,²
Tenha em mente a fase do Alzheimer em que a pessoa se encontra e procure atividades que não sejam difíceis demais a ponto de a pessoa ter muita dificuldade de entendimento e resolução, mas também que não sejam fáceis demais a ponto de os exercícios não preencherem a proposta de esforço cognitivo.¹,²
Veja algumas dicas para definir as atividades:¹,⁴
1. As atividades devem envolver as capacidades físicas e mentais que a pessoa ainda possui.
2. A participação no dia a dia é fundamental. Não ter a habilidade não significa que a pessoa não pode participar.
3. O cuidador não deve fazer as tarefas no lugar da pessoa com Alzheimer, mas sempre junto com ela.
4. A pessoa com Alzheimer pode precisar de mais tempo do que a maioria das pessoas para realizar alguma atividade. Respeite esse tempo e não tenha pressa.
5. Procure um profissional de saúde que possa fazer uma avaliação neuropsicológica, e identificar quais as áreas do cérebro que apresentam um maior comprometimento cognitivo para, depois disso, elaborar atividades e estratégias para trabalhar com a pessoa com Alzheimer.
Na prática: atividades para o estímulo cognitivo em pessoas com Alzheimer
Atividades para estímulo cognitivo são aquelas que possam estimular as funções do cérebro como atenção, memória, percepção, raciocínio lógico, sensação, dentre outras. O objetivo dessas atividades é fazer a manutenção das funções preservadas.¹
Atividades como leitura, jogos, quebra-cabeças, labirintos, cálculos, dentre outros, são consideradas fatores de proteção importantes para o prejuízo cognitivo. A pessoa com Alzheimer pode fazer atividades diferentes a cada dia. Veja algumas sugestões: ¹,²
Calendário
Coloque um calendário, de preferência com letras e números grandes e espaço para escrever, em um local visível. Crie a rotina de, todo dia pela manhã, circular a data. Quando a pessoa perguntar que dia é, peça para que ela olhe para o calendário. De manhã ela circula o dia e a noite faz um X sinalizando que aquele dia acabou.
Tarefas domésticas
A pessoa pode se sentir útil e colaborar com a organização da casa. Crie uma tabela com os dias da semana e escreva as tarefas diárias como lavar louça, arrumar a mesa, preparar o alimento, varrer o chão, a poeira, organizar a correspondência, dobrar roupa etc.
Música
Coloque músicas que a pessoa ouvia quando era mais jovem para estimular a memória e converse sobre ela, as lembranças que ela traz, quem é o cantor etc. Também vale puxar uma dança e se divertir.
Livro de memórias
Monte um livro biográfico com fotos e lembranças junto com a pessoa com Alzheimer, sempre instigando a pessoa com perguntas sobre quem está nas fotos, quando elas foram tiradas, quantos anos a pessoa tinha, qual era a situação etc. Assim, você estimula a percepção e foca a atenção em detalhes. Vale a pena observar as emoções que surgem diante das lembranças.
Leitura
Ler é uma maneira muito eficaz de exercitar a memória, principalmente quando lemos em voz alta. A leitura também ajuda a trabalhar o raciocínio lógico. Procure perguntar sobre o que a pessoa está lendo.
Outras atividades que a família e o cuidador podem ajudar a pessoa a realizar vão desde jardinagem, jogar jogos de tabuleiro, fazer passeios curtos, cozinhar (com supervisão) e outras atividades simples do dia a dia.
Apesar de serem atividades triviais para a maioria das pessoas, aquelas que têm Alzheimer podem tirar grande proveito delas para terem mais estímulo cognitivo.
Aqui no nosso blog você encontra mais informações que contribuem para o tratamento de Alzheimer e para o acolhimento e apoio na caminhada desses pacientes.
PP-UNP-BRA-0084-Abril/2022
Referências:
1. Simone de Cássia Freitas Manzaro. Federación Iberoamericana de Asociaciones de Personas Adultas Mayores. Atividades de estimulação cognitiva na rotina da pessoa com Alzheimer: aspectos práticos. 2015. Disponível em: https://fiapam.org/atividades-de-estimulacao-cognitiva-na-rotina-da-pessoa-com-alzheimer-aspectos-praticos/ Acesso em 07/01/2022.
2. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Dicas de atividades diárias para idosos com doença de Alzheimer. Disponível em: https://www.sbgg-sp.com.br/dicas-de-atividades-diarias-para-idosos-com-doenca-de-alzheimer Acesso em 07/01/2022.
3. Academia Americana de Neurologia. Cognitive Activity and Onset Age of Incident Alzheimer Disease Dementia. 31 de ago. 2021. Disponível em: https://n.neurology.org/content/97/9/e922. Acesso em 11/04/2022.
4. Associação Brasileira de Alzheimer. Terapia ocupacional e atividades de pessoas com Alzheimer. 2021. Disponível em: https://abraz.org.br/ Acesso em 07/01/2022.