Saiba reconhecer os sintomas de desidratação

Idosa bebendo água durante exercício para evitar sintomas de desidratação - Mais Pfizer

Saiba reconhecer os sintomas de desidratação

A desidratação acontece quando você perde mais água do que ingere, e o organismo fica sem líquidos suficientes para funcionar normalmente. No calor, a atenção com esse problema de saúde deve ser redobrada, porque o corpo perde mais água devido ao suor. Você também pode ficar desidratado se tiver febre, vômito e diarreia. Qualquer que seja a causa, o quadro pode se tornar grave se não for tratado. veja como identificar os sintomas de desidratação.

Sinais e sintomas de desidratação que você não deve ignorar

Qualquer pessoa pode ficar desidratada, mas o problema é mais comum e mais perigoso para bebês, crianças pequenas e idosos. Em caso de suspeita de desidratação nesses grupos, é indispensável procurar o médico. Os sinais e os sintomas de alerta são diferentes em cada faixa etária, confira:

Em bebês e crianças pequenas, os sinais de desidratação incluem:

  • Boca e língua secas;
  • Choro sem lágrimas;
  • Fraldas secas por mais de três horas;
  • Sonolência incomum;
  • Irritabilidade;
  • Olhos que parecem afundados;
  • Parte superior da cabeça afundada.

Em adultos, os sinais e sintomas de desidratação incluem:

  • Muita sede;
  • Boca seca;
  • Urinar e suar menos que o habitual;
  • Urina de cor escura;
  • Cansaço;
  • Tontura.

Nos casos mais graves, a desidratação pode causar outros sinais e sintomas. Se eles não forem tratados, podem levar até a morte. A pessoa precisa de socorro médico imediato se apresentar:

  • Desorientação;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Ausência de urina;
  • Queda de pressão;
  • Respiração acelerada;
  • Desmaio.

Como prevenir a desidratação

A chave para prevenir a desidratação é consumir líquidos em quantidade adequada. Produzir urina amarelo-clara é uma boa indicação de que você está bem hidratado. Confira essas dicas para garantir uma boa hidratação:

  • Quanto beber por dia - não existe uma regra única, a quantidade de água necessária para cada um depende de muitos fatores. Mas procure aumentar a ingestão de líquidos quando o tempo estiver quente, ao praticar exercícios ou quando estiver doente.
  • O que beber - água, sucos naturais e água de coco são boas opções para prevenir a desidratação. Se você vai se exercitar por mais de uma hora ou ficar muito tempo ao sol, aposte em bebidas esportivas.
  • O que não beber - evite beber álcool e cafeína, pois essas bebidas tendem a desidratar o corpo.
  • Alimentos que hidratam - inclua na dieta alimentos ricos em água, como frutas e legumes.

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Referências

 

PP-PFE-BRA-2261 - dez/2019

Mais Pfizer
18 dezembro, 2019

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