Quais são os riscos da obesidade e do sobrepeso?

Pessoa subindo na balança para saber se corre riscos da obesidade – Mais Pfizer

Quais são os riscos da obesidade e do sobrepeso?

Mais da metade dos brasileiros está acima do peso e a obesidade já atinge 17% da população. Outro dado alarmante é que 20% das crianças sofrem com a obesidade infantil. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para diversas doenças, como alguns tipos de câncer. Continue a leitura para entender mais sobre os riscos da obesidade e do sobrepeso.

Doenças relacionadas ao sobrepeso e obesidade

Doenças cardiovasculares – pessoas obesas têm até duas vezes mais chances de desenvolverem doenças cardíacas do que pessoas dentro do peso. Isto por que estar acima do peso exige que o corpo trabalhe mais, demanda mais oxigênio e sangue e pode sobrecarregar órgãos, como o coração. As principais doenças cardiovasculares relacionadas ao sobrepeso e obesidade são:

  • Doença cardíaca coronária;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Hipertensão;
  • Tromboembolismo;
  • Fibrilação atrial.

Diabetes tipo 2 – cerca de 80% das pessoas com a doença são obesas. Abusar de alimentos ricos em açúcares e carboidratos refinados pode causar tanto sobrepeso e obesidade quanto diabetes tipo 2. Hábitos como estes fazem com que o organismo deixe de produzir ou fique resistente à insulina, hormônio responsável por controlar o nível de açúcar no sangue, o que provoca a doença.

Doença renal crônica – estar acima do peso pode sobrecarregar os rins e aumentar a pressão arterial de estruturas dentro do órgão. O que leva a perda progressiva das funções do órgão, como filtrar o sangue e produzir hormônios, causando a doença renal crônica.

Câncer – a obesidade é o segundo maior fator de risco controlável para o câncer, perdendo apenas para o tabagismo. O excesso de gordura aumenta os níveis de hormônios que auxiliam o crescimento de células cancerígenas.

Apneia do sono – este distúrbio, em que a pessoa para de respirar por alguns minutos durante o sono, pode piorar com o sobrepeso e a obesidade. O aumento da circunferência do pescoço, causado pela gordura acumulada, pode dificultar a passagem de ar durante o sono, resultando na apneia.

Além dos problemas listados, estar acima do peso pode ser um fator de risco para depressão e problemas no sistema locomotor. É preciso ficar atento aos números da balança para evitar problemas como estes. Converse com o médico para saber qual é o peso ideal para você, que pode variar em função de alguns fatores, como idade e biotipo.

Quais os riscos da obesidade infantil?

A obesidade infantil pode ter início em qualquer idade e é causada por fatores como a má alimentação durante a infância e o desmame precoce. Ela está associada a um maior fator de risco para problemas de saúde semelhantes aos dos adultos obesos, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e distúrbios do sono.

Caso você esteja preocupada com o peso do seu filho, não deixe de se consultar com um médico. Ele poderá indicar o que pode ser feito para melhorar a saúde da criança e prevenir complicações futuras mais sérias.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1408

14 novembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se