Quais são os exames preventivos para homens?

Médico falando sobre os exames preventivos para homens com paciente – Mais Pfizer

Quais são os exames preventivos para homens?

Entre 2018 e 2019, serão diagnosticados cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Este tipo da doença é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Continue a leitura para saber quais são os exames preventivos para homens e a importância de cada um para a saúde masculina.

Exames importantes para diagnóstico de câncer de próstata

Os casos de câncer de próstata são mais comuns após os 55 anos. Por este motivo a recomendação é que os exames preventivos para homens que identificam este problema sejam feitos a partir dos 40. Alguns destes exames são:

Exame de toque retal – é um dos principais exames usados no diagnóstico do câncer de próstata. Ele permite que o médico identifique se há alguma alteração no tamanho, textura ou formato da próstata, que podem ser causadas por nódulos ou tumores. O exame de toque retal também pode ajudar no diagnóstico da hiperplasia benigna prostática (HPB) ou próstata aumentada, um problema urinário comum que afeta a saúde dos homens acima dos 50 anos.

Exame de PSA (antígeno prostático específico) – é usado para medir, no sangue, os níveis de uma proteína produzida pela próstata,. Quando estes níveis estão mais altos pode significar a presença do câncer de próstata ou de doenças como o HPB.

Ultrassom transretal – este exame de imagem é indicado caso haja alguma irregularidade no exame de sangue. Com uma sonda, o médico consegue identificar se existe algum tumor ou deformação na próstata.

Outros exames para a saúde do homem

Além do câncer de próstata e da HPB, outras doenças também podem afetar a saúde do homem ao longo da vida. Problemas cardiovasculares, respiratórios e de pressão podem estar ligados aos hábitos pouco saudáveis ao longo da vida. Para prevenir estas doenças, é importante ir ao médico e fazer os exames pedidos por ele. Outros exames preventivos para homens, que são os segguintes:

  • Hemograma completo;
  • Verificação da pressão arterial;
  • Exames para medir a função pulmonar, principalmente para fumantes;
  • Exames de detecção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), como HIV e sífilis;
  • Verificação do IMC (índice de massa corporal).

Referências

 

PP-PFE-BRA-1468

21 novembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se