Quais hábitos podem aliviar os sintomas da próstata aumentada?

Homem com sintomas da próstata aumentada – Mais Pfizer

Quais hábitos podem aliviar os sintomas da próstata aumentada?

A próstata aumentada, também conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB), é uma doença que atinge mais da metade dos homens acima dos 60 anos. Além do aumento da próstata, o problema pode causar sintomas como a incontinência urinária e a deficiência dos rins. Continue a leitura para saber quais hábitos podem aliviar os sintomas da próstata aumentada.

Principais sintomas da próstata aumentada

Os sintomas da próstata aumentada são causados pela pressão dessa glândula sobre a uretra, canal que conduz a urina. Os principais sintomas da próstata aumentada são:

  • Dor e dificuldade para urinar;
  • Incontinência urinária;
  • Necessidade de urinar durante a noite;
  • Incapacidade de esvaziar completamente a bexiga;
  • Infecção urinária;
  • Sangue na urina.

O tamanho da próstata não determina a gravidade da doença. Os sintomas da próstata aumentada podem melhorar com o tempo, mas é preciso se cuidar. Converse com seu médico, caso tenha um ou mais destes sintomas, apenas ele pode indicar o melhor tratamento para você.

Hábitos que aliviam os sintomas da próstata aumentada

Se os sintomas da próstata aumentada estão atrapalhando a qualidade de vida, é preciso tomar algumas medidas para aliviá-los, tais como:

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína - ambas podem aumentar a produção de urina e piorar os sintomas.

Evite beber água antes de dormir - não beba nada uma ou duas horas antes de dormir para evitar ir ao banheiro no meio da noite. Mas, não esqueça que durante o dia é muito importante se hidratar com, pelo menos, dois litros de água.

Não segure a urina - vá ao banheiro sempre que tiver vontade. Esperar muito pode sobrecarregar o músculo da bexiga e causar complicações.

Urine duas vezes seguidas - essa prática é conhecida como micção dupla. Você deve urinar, esperar alguns minutos, e tentar urinar de novo.

Mantenha-se aquecido - temperaturas baixas podem causar retenção de urina e aumentar a vontade de urinar.

Cuide do peso - a obesidade está associada ao aumento da próstata.

Mantenha-se ativo - o sedentarismo contribui para a retenção de urina. A prática de exercícios físicos pode ajudar a reduzir os sintomas da próstata aumentada.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1468

21 novembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se