Procedimentos estéticos ajudam a retomar a autoestima após o tratamento do câncer de mama

Câncer de mama – Mulher em uma consulta  - Mais Pfizer

Procedimentos estéticos ajudam a retomar a autoestima após o tratamento do câncer de mama

Algumas cirurgias para o tratamento do câncer de mama mudam um pouco da aparência da mulher, o que afeta a maneira de enxergar o próprio corpo. Em certos casos, para se livrar do câncer, é preciso retirar completamente a mama ou partes dela. Para retomar a autoestima, a mulher pode fazer procedimentos estéticos que ajudam a reparar a região dos seios, saiba quais são.

Procedimentos estéticos para a reconstrução da mama

A cirurgia de reconstrução mamária, como o próprio nome diz, é um procedimento estético em que o cirurgião refaz a mama que foi retirada no tratamento do câncer. Os resultados podem retomar a aparência dessa região quase completamente, porém, é preciso conversar com o médico e o cirurgião se é possível fazer a reconstrução logo após a mastectomia ou se será preciso esperar alguns meses. Para chegar a essa decisão, serão levados em conta alguns aspectos como:

  • Tamanho das mamas;
  • Quantidade de pele retirada na mastectomia;
  • Quantidade de tecido adiposo da barriga que poderá ser usado na reconstrução da mama;
  • Se será possível fazer a reconstrução mesmo com as cicatrizes da mastectomia.

Além da cirurgia de reconstrução mamária, outro procedimento estético que pode ajudar mulheres que passaram pela cirurgia conservadora da mama a retomarem a autoestima é a micropigmentação do mamilo. Essa técnica usa o mesmo conceito de fazer uma tatuagem, usando agulhas para aplicar tinta nas camadas da pele. Porém, aqui são usadas tintas que simulam a cor da pele da mulher para fazer o desenho dos mamilos e aréolas da mama. Antes de escolher esse procedimento estético, é preciso conversar com seu médico para saber se você não terá nenhum problema durante a recuperação da micropigmentação.

Procedimentos estéticos que devem ser evitados no tratamento do câncer de mama

O tratamento do câncer de mama pode trazer alguns efeitos colaterais, como deixar a pele mais sensível. Para não ter problemas, o ideal é a mulher evitar alguns procedimentos estéticos que podem ser mais agressivos. Entre os procedimentos que devem ser evitados no tratamento do câncer de mama estão:

  • Limpezas de pele;
  • Peelings, processo que usa um tipo de ácido para remover camadas superficiais da pele;
  • Uso de tinturas químicas para pintar os cabelos;
  • Massagens modeladoras com óleos.

Já conhece o Programa Mais Pfizer?

O Programa Mais Pfizer tem o objetivo de facilitar o acesso e incentivar que o paciente siga o tratamento que foi prescrito pelo médico. O Programa Mais Pfizer também oferece dicas e informações para uma vida mais saudável.

Saiba mais sobre o Programa Mais Pfizer.

Referências


PP-PFE-BRA-2055

Mais Pfizer
16 outubro, 2019

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se