Exercícios ajudam no controle da pressão arterial

Mulher ao ar livre fazendo o símbolo de coração com as mãos.

Exercícios ajudam no controle da pressão arterial

Você sabia que o sedentarismo aumenta as chances de desenvolver pressão alta, também conhecida como hipertensão, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares? Por outro lado, praticar exercícios físicos ajuda a manter um peso saudável, a fortalecer seu coração e a diminuir o seu nível de estresse - fatores importantes para a prevenção da pressão alta e o controle da pressão arterial.

Os exercícios aeróbicos são os que mais ajudam o coração e, portanto, os mais eficazes para o controle da pressão arterial. Qualquer exercício que deixa o seu coração e respiração acelerados é considerado aeróbico. E o melhor é que, se frequentar academia ou praticar esportes não são a sua praia, você pode pensar em outras maneiras de ser mais ativo em seu dia a dia. Veja algumas dicas:

  • Evite usar o carro para trajetos curtos;
  • Caminhe um pouco mais a cada dia e com ritmo acelerado;
  • Prefira subir escadas em vez de usar o elevador ou escada rolante;
  • Desça do ônibus um ponto antes do seu destino;
  • Faça uma caminhada pelo bairro na hora do almoço;
  • Convide um amigo para um passeio de bicicleta no parque;
  • Frequente um curso de dança;
  • Atividades domésticas, como limpar a casa, também contam.

É importante ter em mente que, para a prevenção e controle da pressão arterial, o exercício aeróbico deve ser feito regularmente. Demora cerca de um a três meses para que o exercício tenha um impacto na pressão alta. E se você parar de se exercitar regularmente, os benefícios também param.

Musculação também ajuda no controle da pressão arterial

A musculação, que é a prática de exercícios de força, como o levantamento de peso, causa um aumento rápido – e muitas vezes grande – da pressão arterial. Entretanto, pode proporcionar benefícios no longo prazo para o controle da pressão alta e é parte importante de um programa de exercícios completo. Veja com seu médico se você pode fazer musculação e siga estas recomendações:

  • Aprenda a técnica correta e tenha um profissional por perto;
  • Não prenda a respiração durante o esforço;
  • Pare imediatamente o exercício de musculação se você sentir falta de ar, tontura ou dor no peito.

Exercícios para controle da pressão arterial devem ter orientação médica

Para garantir a sua segurança, consulte o seu médico antes de começar qualquer exercício físico. Isto é ainda mais importante se sua pressão arterial for relativamente alta ou muito alta, pois o profissional pode preferir abaixá-la com medicamentos antes de você iniciar um programa de exercícios.

Referências

Mais Pfizer
12 julho, 2018

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