Os benefícios dos exercícios físicos para homens

Senhor praticando exercícios físicos para homens – Mais Pfizer

Os benefícios dos exercícios físicos para homens

Os exercícios físicos ajudam a prevenir uma série de problemas de saúde, como o câncer e as doenças cardiovasculares, as principais causas de morte no mundo. Especialmente, os homens, que são um grupo de risco para doenças do coração, devem se manter ativos. Veja quais são os benefícios dos exercícios físicos para homens.

Faça exercícios físicos para viver mais

O estilo de vida cada vez mais acelerado, junto com maus hábitos, como o sedentarismo e a má alimentação, resultam em aumento de peso, que também é fator de risco para diversas doenças. Por isso, é fundamental praticar exercícios físicos. É uma forma de compensar os efeitos negativos do modo de vida pouco saudável. Cerca de 30 minutos por dia são suficientes para ter mais qualidade de vida e prevenir problemas de saúde. Você pode investir nos seguintes exercícios:

  • Aeróbicos - caminhar, correr e andar de bicicleta podem ser uma opção para incorporar os exercícios físicos na rotina;
  • Musculação - é uma boa opção para fortalecer os músculos, mas é preciso ter cuidado para evitar lesões e desgastes;
  • Alongamento - trabalha a flexibilidade do corpo. Experimente o pilates que, além de alongar, melhora a postura.

Vantagens dos exercícios físicos para homens

Diminui o risco de doença cardiovascular – exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea, o que reduz o risco de doença cardíaca e derrame. Eles também ajudam a prevenir o colesterol alto, o diabetes e a pressão alta.

Reduz o risco de câncer - homens que praticam exercícios físicos têm menos chances de desenvolver câncer conforme o envelhecimento. São menos suscetíveis a ter câncer de pulmão ou colorretal, por exemplo.

Diminui o risco de morte por diabetes e distúrbios do sono - quem tem apneia, frequentemente, para de respirar durante o sono e isso está ligado a maior risco de diabetes. Para homens com apneia do sono e diabetes, o exercício físico moderado diminui as chances de morte.

Mantêm os níveis de testosterona - os exercícios físicos podem ajudar a combater a queda de testosterona, que ocorre quando os homens envelhecem. O hormônio é responsável por determinar as características físicas e comportamentais, como fortalecimento da estrutura óssea, aumento da massa muscular e desejo sexual.

Melhora a qualidade de vida - ajudam a aliviar a tensão, a depressão, a ansiedade e a raiva. Praticar exercícios físicos moderados pode aumentar os níveis de energia, a capacidade de dormir melhor e a autoestima.

Vida longa - o nível de condicionamento físico do homem está relacionado à longevidade. Na medida que ele melhora, o risco de morte diminui.

Antes de começar a praticar qualquer exercício físico, converse com o seu médico para saber se existe algum tipo de impedimento e qual é o melhor tipo de exercício para você. Procure sempre a orientação de um profissional de educação física para executá-lo corretamente.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1468

21 novembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se