Os benefícios da caminhada para a saúde

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Os benefícios da caminhada para a saúde

A caminhada é a atividade física mais praticada pelos brasileiros, segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde. É fácil entender por que ela é tão popular: é simples de fazer, não tem custo, pode ser feita em praticamente qualquer lugar e por pessoas de qualquer idade. E o melhor de tudo é que caminhar regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Saiba mais sobre os benefícios da caminhada e confira algumas dicas para inseri-la na sua rotina.

Conheça alguns dos benefícios da caminhada para a saúde

Uma simples caminhada diária pode ajudar você a:

  • Prevenir problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, derrame, pressão alta, diabetes, osteoporose, demência e alguns tipos de câncer;
  • Manter ou perder peso;
  • Fortalecer os ossos e músculos;
  • Melhorar o equilíbrio e a coordenação;
  • Aliviar o estresse e a ansiedade;
  • Melhorar o humor e a disposição;
  • Melhora a qualidade do sono.

Tente fazer pelo menos 30 minutos de caminhada rápida por dia. Quanto mais você andar, maiores serão os benefícios da caminhada para a saúde. Se você não está habituado a se exercitar, comece devagar e aumente a duração e o ritmo da sua caminhada conforme você se acostuma. Antes de iniciar qualquer atividade física, inclusive caminhada, você precisa se consultar com um médico para saber se tem algum tipo de impedimento.

Dicas para a caminhada

Siga recomendações de segurança - ainda que a caminhada seja uma atividade simples, algumas precauções precisam ser seguidas:

  • Use um bom tênis - eles devem ser confortáveis e com bom amortecimento. Você pode encontrar modelos próprios para caminhadas;
  • Use roupas adequadas - isso é, confortáveis e condizentes com o clima. Se estiver de noite, vista cores vivas para que você possa ser visto pelos carros;
  • Beba bastante água - leve uma garrafa de água em sua caminhada para se hidratar;
  • Proteja-se do sol - quando caminhar ao ar livre, não esqueça do protetor solar. Nos dias de maior calor, use também bonés ou viseiras e óculos escuros;
  • Faça aquecimento - antes de começar a caminhar, alongue-se para aquecer os músculos e preparar o corpo para o exercício;
  • Não pare de uma vez - ao final de uma caminhada mais intensa, ande devagar por alguns minutos antes de parar. Isso é para que sua pressão, temperatura e respiração voltem ao normal gradualmente.

Mantenha uma boa postura - manter a postura correta é importante para tornar a caminhada mais eficaz e evitar lesões. Idealmente, você deve:

  • Manter a coluna ereta - não a incline para frente ou para trás;
  • Manter a cabeça erguida - olhe para frente, não para o chão;
  • Balançar os braços livremente - mantenha os cotovelos levemente dobrados e os ombros relaxados;
  • Pisar suavemente - seu pé deve encostar no solo do calcanhar à ponta do pé.

Encaixe a caminhada no seu cotidiano - muitas situações do seu próprio dia a dia podem ser uma oportunidade para você ser mais ativo fisicamente. Por exemplo:

  • Estacione longe - em vez de estacionar na porta do seu trabalho, pare mais longe. Se você usa transporte público, desça uma parada antes do seu destino;
  • Faça mais coisas a pé - dispense o carro para trajetos curtos. Outras possibilidades: dê um passeio pelo bairro na hora do almoço, passeie com o seu cachorro, suba as escadas em vez de pegar o elevador.

Mantenha-se motivado - para se manter comprometido ao seu programa de caminhada, você pode usar essas estratégias:

  • Ouça música enquanto caminha - crie uma playlist animada para deixar a caminhada mais empolgante. Se estiver andando na rua, mantenha o volume baixo e use o fone de ouvido apenas de um lado para se manter alerta ao seu entorno.
  • Planeje trajetos diferentes - isso ajuda a revigorar sua rotina de caminhadas. Mas fique atento à segurança: só ande em locais iluminados, movimentados e sem buracos.
  • Convide alguém para caminhar com você - enquanto o papo se desenrola, você estará caminhando sem nem sentir o tempo passar. Outra dica é procurar um grupo de caminhada.
  • Defina metas de curto prazo - inicialmente, a meta pode ser andar apenas 20 minutos por dia e depois ir aumentando. Registre seu progresso para aumentar ainda mais sua motivação.

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Referências

 

PP-PFE-BRA-2283 – jan/2020

Mais Pfizer
13 janeiro, 2020

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