O que é preciso para envelhecer com saúde

Casal praticando exercícios físicos para idosos para envelhecer com saúde – Mais Pfizer

O que é preciso para envelhecer com saúde

Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso, de acordo com o IBGE. Por isso, é muito importante saber como manter uma boa saúde na terceira idade. E isso vai além de não ter doenças. É preciso levar em conta o equilíbrio físico, psicológico e social. Mas quais são os pilares essenciais para envelhecer com saúde?

Exercícios físicos para idosos

Além de prevenir doenças, praticar exercícios faz com que a pessoa seja mais autossuficiente e tenha disposição, tornando os músculos mais resistentes, ossos mais rígidos e as articulações mais flexíveis. Independente da modalidade, o importante é encontrar algo que você goste e tornar isso um hábito. Veja algumas opções de exercícios físicos para idosos:

  • Caminhada - caminhe de três a cinco vezes por semana, de 40 a 60 minutos;
  • Atividades dentro da água – natação e hidroginástica são ótimas opções e devem ser feitas sob supervisão de um profissional;
  • Dança – aulas de dança, bailes ou até dançar em casa, são opções divertidas para quem quer voltar à ativa e ótimos exercícios físicos para idosos.

Atenção: se você está parado por muito tempo, vá ao médico antes de começar a praticar para ver se existe algum impedimento e quais são os melhores para o seu caso. Comece devagar, procure a orientação de um profissional. Caso sinta qualquer desconforto durante ou depois, vá ao médico por via das dúvidas.

Atividades para manter o cérebro ativo

Nosso cérebro, assim como nosso corpo, precisa ser estimulado. Algumas atividades simples podem ajudar a prevenir ou retardar o aparecimento do Alzheimer, por exemplo. Veja formas simples de deixar o cérebro ativo:

  • Se esforce para aprender algo novo, como um idioma, fazer artesanato ou tocar instrumento;
  • Faça palavras cruzadas;
  • Treine a memória fazendo uma lista de compras. Tente comprar tudo sem consultar a lista e depois compare para ver se faltou alguma coisa;
  • Participe de jogos que envolvam raciocínio;
  • Leia as manchetes de um jornal diariamente. Além de manter-se atualizado, você tem assunto para conversar com outras pessoas, o que ajuda a socializar;
  • Use cadernos e agendas para anotar tudo que você não pode esquecer.

Melhor estilo de alimentação para envelhecer com saúde

Uma alimentação saudável ajuda prevenir e retardar o desenvolvimento de diversas doenças, como hipertensão e diabetes. Veja os principais tipos de alimentos que não podem faltar no dia a dia:

Alimentos energéticos – são os carboidratos, eles formam a base da alimentação e dão a maior parte da energia que o corpo precisa para as atividades do dia a dia. Se você não tem diabetes, esses alimentos podem ser consumidos em todas as refeições. Boas fontes:

  • Arroz;
  • Massas;
  • Cereais;
  • Pão;
  • Milho;
  • Batata;
  • Mandioca;
  • Inhame.

Alimentos construtores – são fontes de proteína, que tem a função de construir e renovar as células do corpo que formam cabelos, músculos, sangue, órgãos e pele. São ricos em ferro e cálcio, nutrientes essenciais para prevenir doenças como a anemia e osteoporose. Boas fontes:

  • Carne vermelha (sem gordura);
  • Aves (sem a pele);
  • Peixes;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Feijão;
  • Lentilha;
  • Soja;
  • Grão de bico.

Alimentos reguladores – são alimentos ricos em fibras, que facilitam a digestão e potencializam o funcionamento do sistema imunológico. Boas fontes:

  • Verduras, como alface, rúcula e couve;
  • Legumes como cenoura, vagem e abobrinha;
  • Frutas, como banana, maçã e morango. 

Dicas valiosas para envelhecer com saúde

Previna quedas – elas podem causar lesões que levam à incapacidade de pessoas mais velhas. Evite usar tapetes soltos, coloque tapetes de borracha no banheiro, deixe sempre uma luz acesa a noite e use o corrimão de escadas e corredores.

Tenha uma boa noite de sono – evite tomar produtos com cafeína antes de dormir, faça refeições com pelo menos duas horas de distância do seu horário de ir para a cama. E mantenha a regularidade no horário de dormir e de acordar.

Faça da higiene um hábito – lave sempre as mãos antes de comer ou após usar o banheiro. Escove os dentes ou as próteses dentárias após cada refeição e examine sua boca periodicamente para identificar feridas ou manchas.

Tome vacinas – muitas doenças podem ser prevenidas com vacinas. A vacina contra gripe (influenza) é indicada para todas as pessoas com 60 anos ou mais e deve ser tomada anualmente. Esteja sempre com sua carteirinha de vacinação em dia. 

Tenha uma vida sexualmente ativa – mas não se descuide, use o preservativo em todas as relações (sexo vaginal, anal e oral). A camisinha, tanto a masculina quanto a feminina, é a melhor forma de prevenir a contaminação de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, gonorreia e sífilis.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1711

15 maio, 2019

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