O que comer antes de praticar exercícios físicos?

Homem na academia descascando banana para comer antes de praticar exercícios físicos - Mais Pfizer

O que comer antes de praticar exercícios físicos?

Fazer exercícios sem se alimentar corretamente pode prejudicar o seu desempenho e fazer com que você tenha sintomas como tontura, náusea e fraqueza durante o treino. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre quando e o que comer antes de praticar exercícios físicos. Saiba que, quando se trata de alimentação e exercícios, todo mundo é diferente e o melhor é perceber o que funciona melhor para você. No entanto, existem algumas recomendações gerais que você pode seguir!

Quais são os melhores alimentos para comer antes de praticar exercícios físicos?

Aposte nos carboidratos - antes de qualquer exercício, dê preferência a carboidratos de fácil digestão, que dão energia. Confira algumas opções:

  • Arroz integral;
  • Pão integral;
  • Batata doce;
  • Tapioca;
  • Mandioca;
  • Frutas.

Coma o que você está habituado - procure escolher fontes de carboidratos que você sabe que seu corpo tolera. Sempre que tentar comer ou beber algo pela primeira vez antes de um treino, você corre o risco de ficar com dor de estômago.

Evite o excesso de gordura - antes de malhar ou praticar esportes, evite alimentos gordurosos, como sobremesas, batata frita ou pizza. Esse tipo de alimento é digerido mais devagar no estômago, o que pode fazer você se sentir cansado e lento.

Não esqueça de se hidratar - é essencial beber água antes, durante e depois de praticar exercícios físicos para repor a perda de líquidos pelo suor. Se você se exercitar por até uma hora, a água é suficiente para garantir a hidratação. Mas quando o treino for mais prolongado, opte por uma bebida isotônica para repor a perda de sais minerais.

Com quanta antecedência devo comer antes de praticar exercícios físicos?

Leva tempo para o corpo digerir adequadamente os alimentos. Comer em exagero logo antes de se exercitar pode deixar você mais lento e causar congestão, que provoca sintomas como mal-estar, dor de cabeça e vômitos.

  • O ideal é fazer refeições cerca de duas horas antes do exercício;
  • No entanto, você pode comer um lanche leve minutos antes ou durante o treino, como uma barra de cereal, uma maçã ou banana.

E o que comer depois de praticar exercícios físicos?

A alimentação após o treino também é essencial para repor as energias gastas. Até duas horas depois da sessão de exercícios, procure fazer uma refeição que contenha carboidratos e também proteínas, tais como:

  • Proteínas – carne, ovo, queijo, iogurte desnatado;
  • Carboidratos – arroz integral, batata doce, mandioca, frutas.

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Referências

 

PP-PFE-BRA-2261 - dez/2019

Mais Pfizer
18 dezembro, 2019

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