Setembro Amarelo – Use a arte para aliviar sintomas da ansiedade e depressão

Setembro Amarelo – Use a arte para aliviar sintomas da ansiedade e depressão

Setembro Amarelo – Use a arte para aliviar sintomas da ansiedade e depressão

A pandemia mundial de Covid -19 mudou completamente o contexto em que vivemos. Nos últimos meses, o distanciamento social e toda a situação em que nos encontramos fez com que alguns vilões da saúde mental como a ansiedade, a depressão e o estresse aparecessem ainda mais na nossa sociedade.

Quem já sofria com essas condições, foi apresentado a novos gatilhos, crises e até mesmo recaídas. Além disso, muitas pessoas que nunca haviam apresentado sintomas psiquiátricos antes da pandemia, agora sentem maior necessidade de cuidar da sua saúde mental.

Frente a essa situação, muitas pessoas acabam buscando, além da terapia, algumas atividades que podem ajudar no processo de acalmar a mente. A arte, em suas diversas formas, cumpre muito bem esse papel, com o poder de comunicar emoções e sentimentos sem o uso de palavras.

Use a arte para melhorar a sua saúde mental

De acordo com estudos, atividades criativas ligadas a arte podem aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e ajudar a combate a depressão. Por isso, em parceria com a campanha Na Direção da Vida, o Mais Pfizer preparou um conteúdo especial sobre esse assunto, com algumas dicas e desenhos exclusivos para colorir que vão apoiá-lo no desenvolvimento de uma atividade para acalmar a sua mente e trazer mais bem-estar mental. Faça o download do material e saiba mais!

 

Sobre a campanha Na Direção da Vida

Na Direção da Vida é uma iniciativa da Pfizer, em parceria com a Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A campanha alerta para o fato de que a depressão é uma doença como qualquer outra e, como tal, precisa de atenção, cuidado, informação e tratamento. A partir das suas iniciativas, a campanha fomenta o protagonismo das conversas sobre saúde mental durante o Setembro Amarelo.

Deve-se acender uma luz amarela diante da depressão que ainda pode estar associada a outras doenças como a ansiedade, especialmente em tempos de pandemia e de isolamento social. Por um lado, uma luz amarela de alerta, que chama atenção para o suicídio e seus principais fatores de risco. E, por outro lado, uma luz amarela que aponta Na Direção Da Vida.

Saiba mais sobre a campanha no site www.depressaosemtabu.com.br.

Referências:

Paidéia (Ribeirão Preto)20(45), 73-81 (2010). “Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais.”- Sadir, Maria Angélica, Bignotto, Márcia Maria, & Lipp, Marilda Emmanuel Novaes. Diponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000100010Acesso em 12/06/2020.

Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional – “5 dicas de como controlar a ansiedade”. Disponível em: https://www.sbie.com.br/blog/5-dicas-de-como-controlar-a-ansiedade/Acesso em 12/06/2020.

Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina – “Técnicas psicológicas patra lidar com o stress e a ansiedade”. Disponível em: https://www.spdm.org.br/imprensa/noticias/item/1020-8-t%C3%A9cnicas-psicol%C3%B3gicas-para-lidar-com-stress-e-ansiedadeAcesso em 12/06/2020.

União Brasileira de Associações de Arteterapia - https://www.ubaatbrasil.com/ Acesso em 12/06/2020.

Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo - https://www.aatesp.com.br/aatesp/quemsomos Acesso em 12/06/2020. 

Instituto bem do estar - https://www.bemdoestar.org/artigos/cuidando-da-mente-pela-arte Acesso em 12/06/2020. 


  PP-PCU-BRA-0112 - set/2020

16 setembro, 2020
Cadastre-se