Setembro Amarelo - Como a saúde do coração e a saúde mental estão interligadas?

Setembro Amarelo - Como a saúde do coração e a saúde mental estão interligadas?

Você já teve uma dor de barriga ou começou a suar em um momento de muito nervosismo? Não é novidade que as pessoas experienciam emoções por meio do corpo. A ansiedade, por exemplo, pode parecer um nó no estômago e a depressão, uma sensação de cansaço físico e corpo pesado. Levando isso em consideração, será que a saúde do coração e a saúde mental estão interligadas?

Podemos pensar que uma pessoa deprimida e/ou ansiosa, está mais propensa a ter compulsões alimentares, buscar alívio na bebida, cigarro etc. Apenas assim, já podemos afirmar que sim, a saúde mental pode afetar a saúde do coração, mesmo que indiretamente. E, por muitos anos, essa relação comportamental foi a única considerada pela maioria dos médicos.

Entretanto, algumas pesquisas já mostraram que existe, também, uma relação fisiológica. Isso quer dizer que os fatores biológicos e químicos que desencadeiam problemas de saúde mental também podem influenciar doenças cardíacas.

Muito além da depressão

Além da depressão, outros distúrbios de saúde mental como a ansiedade e o estresse também podem impactar, sendo fatores de risco adicionais no caso da saúde do coração. O estresse, por exemplo, pode aumentar hormônios como adrenalina e cortisol, o que pode afetar sua pressão arterial e frequência cardíaca.

A relação contrária também acontece

Ter colesterol alto, pressão alta, sofre um infarto, um derrame ou qualquer outro problema cardíaco também é fator de risco para o desenvolvimento de ansiedade ou depressão. A necessidade de mudança do estilo de vida e a sensação de impotência podem gerar essas condições.  É importante prestar atenção nos sintomas e lidar com isso de maneira saudável.

O que você pode fazer?

Converse com o seu médico. Fale sobre como você se sente tanto na questão física, como na mental. Ele saberá a melhor maneira de ajudar ou indicará um profissional adequado para prestar a ajuda que você precisa.

Além disso, procure apoio das pessoas próximas a você e continue contando com o Mais Pfizer para te acompanhar nesse processo.   

Referências:

American Heart Association – “Mental health and heart health”. Disponível em: https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-lifestyle/mental-health-and-wellbeing/mental-health-and-heart-health. Acesso em 31/07/2020.

Organização Mundial da Saúde - “Integração da saúde mental nos cuidados de saúde primários – uma perspectiva global”. Disponível em: https://www.who.int/eportuguese/publications/Integracao_saude_mental_cuidados_primarios.pdf?ua=1. Acesso em 31/07/2020.

PP-PCU-BRA_0077 – setembro/2020

4 setembro, 2020
Cadastre-se