Prática de ioga ajuda a reduzir dores crônicas

Prática de ioga ajuda a reduzir dores crônicas

Praticar atividades físicas sob orientação médica, de maneira geral, é uma maneira eficiente de complementar o tratamento para diversos tipos de dores crônicas. Entre as mais populares, está a ioga que, com seu efeito relaxante, traz efeitos muito positivos para a saúde e bem-estar geral das pessoas. Veja como a prática de ioga pode ajudar a reduzir dores crônicas!

Quem sofre de dor crônica, geralmente também está sob um alto nível de estresse. Por isso, o relaxamento que a ioga pode proporcionar é muito benéfico para essas pessoas. Alguns estudos mostram que a prática avançada dessa modalidade pode levar à inibição da atividade cerebral em áreas relacionadas à dor.

Esse poder “analgésico” da ioga já foi constatado em casos de dores lombares, osteoartrite, síndrome do túnel do carpo e outros casos. Em um estudo específico com pacientes de fibromialgia, foi constatada melhora significativa depois de três meses de prática da ioga, além do alívio imediato após cada sessão.

Além de fortalecer o corpo e ser uma maneira de exercitar e relaxar os músculos, as técnicas de meditação e relaxamento ao final das sessões apresentam grande potencial de alívio da dor e podem ajudar em aspectos afetivos e emocionais que envolvem a sua condição.

Cuidados a serem tomados

Cada vez mais a prática da ioga vem sendo recomendada para auxiliar pessoas acometidas por várias doenças. No caso da dor crônica, é importante conhecer seus limites e respeitá-los, fazendo ajustes para não causar esforços excessivos. Algumas adaptações podem e devem ser feitas para que a prática seja realizada com o máximo de bem-estar.

Antes de iniciar um programa de aulas de ioga – ou qualquer outra atividade física - converse com o seu médico sobre essa possibilidade e procure por um profissional habilitado, que entenda as suas limitações e objetivos. Dessa forma você terá mais segurança na prática e conseguirá aproveitar melhor os benefícios da ioga para o seu tratamento de dor crônica.

Referências:

Sociedade Brasileira de Reumatologia – “Prática de ioga ajuda a reduzir dores”. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/pratica-de-ioga-ajuda-a-reduzir-dores/. Acesso em 31/07/2020.

Revista Brasileira de Reumatologia46(1), 37-39 - Silva, Gerson D'Addio da, & Lage, Lais V. “Ioga e fibromialgia”. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042006000100008. Acesso em 30/07/2020.

PP-PCU-BRA_0077 – setembro/2020

4 setembro, 2020
Cadastre-se