Desvendamos 5 mitos sobre a saúde dos olhos

Desvendamos 5 mitos sobre a saúde dos olhos

Apesar de a visão ser um dos sentidos que mais traz informações do ambiente para as pessoas, o cuidado com os olhos ainda é um tema que, em geral, não tem muita atenção. É claro que, manter um estilo de vida saudável já contribui (e muito!), entretanto muitos mitos ainda rondam a saúde dos olhos.

Para ajudá-lo a cuidar desses órgãos tão importantes, desvendamos 5 mitos sobre a saúde dos olhos.

“Exercícios” para os olhos podem ajudar a diminuir a necessidade de óculos
É muito comum vermos divulgações de curas milagrosas para melhorar a visão e diminuir a necessidade do uso de óculos ou lentes corretoras. Os exercícios para os olhos são uma dessas práticas e não têm nenhum respaldo médico. Não é possível mudar a anatomia do olho – que causa a necessidade de lentes corretoras – com exercícios. Uma solução que pode ser considerada, dependendo do caso, é a cirurgia refrativa. Converse com o seu médico!

Só preciso realizar uma consulta quando tiver algum sintoma
As doenças mais perigosas que podem afetar a visão são silenciosas. Ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, 60% dessas doenças são tratáveis quando diagnosticadas precocemente O glaucoma, por exemplo, age por muito tempo sem sintomas até que a pessoa comece a detectar a perda progressiva da visão periférica.

É importante manter uma frequência regular de exames de vista, mesmo sem notarmos alterações ou sintomas. As doenças têm tratamento muito mais eficaz quando descobertas logo no início e a única forma de detectar e tratar essas doenças o quanto antes, é realizando exames regulares com um médico oftalmologista.

Utilizar colírio nos olhos diariamente faz bem à saúde
A não ser que seja por indicação oftalmológica, o uso do colírio todos os dias para “clarear” ou “limpar os olhos” é desnecessário. O melhor colírio para a limpeza dos nossos olhos são as nossas próprias lágrimas.

Óculos de sol não influenciam na saúde dos olhos
Muito pelo contrário! Eles podem ser verdadeiros aliados quando o assunto é saúde dos olhos, desde que sejam escolhidos corretamente. Isso porque os raios ultravioletas emitidos pelo sol podem trazer sérios riscos aos olhos. Os óculos de sol têm a função de bloquear esses raios, impedindo que cheguem até a retina, além de proporcionar maior conforto à visão em dias mais claros e reduzir a evaporação da lágrima, prevenindo, dessa forma, o ressecamento.

Óculos falsos ou de procedência duvidosa, além de não cumprirem a função de proteger os olhos, ainda podem causar danos e comprometerem a visão seriamente. As lentes escuras provocam a dilatação da pupila (como quando abrimos os olhos em locais com pouca ou nenhuma iluminação), fazendo com que a retina fique mais exposta. Quando os óculos não bloqueiam a entrada dos raios ultravioleta, eles atingem diretamente a retina, podendo aumentar as chances do aparecimento da catarata e da degeneração macular. O preço pode ser atrativo, mas não vale a pena arriscar a saúde dos seus olhos, não é?

Colírios podem ser usados sem receita médica
Colírios são medicamentos. Portanto, assim como você não deve se automedicar com os outros remédios, também não deve usar colírios sem a indicação do oftalmologista. Apenas colírios lubrificantes sem conservantes podem ser usados sem receita, outros podem conter, por exemplo, corticoides que, se usados de maneira incorreta podem trazer graves consequências.

Referências:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia - Revista Veja Bem, ed. 20, ano 7. Disponível em: http://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_20.pdf. Acesso em 30/07/2020.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia – “Mitos e verdades sobre a higiene ocular”. Disponível em: https://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/mitos-e-verdades-sobre-a-higiene-ocular.php. Acesso em 30/07/2020.

Site Drauzio Varella – “Nove mitos sobre a visão”. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/oftalmologia/nove-mitos-sobre-a-visao/. Acesso em 30/07/2020.

PP-PCU-BRA_0077 – setembro/2020

4 setembro, 2020
Cadastre-se