Churrasco e colesterol alto: quais cuidados você deve tomar

Churrasco e colesterol alto: quais cuidados você deve tomar

Brasileiro adora um churrasquinho, não é? Quando chega o final de semana, os almoços em família e encontros com amigos deixam o desafio de manter uma alimentação saudável ainda maior. Para quem convive com o colesterol alto, esse é um assunto ainda mais sensível. Por trás dessa atividade tão comum estão muitos perigos para a saúde do coração.

É importante ressaltar que o colesterol tem funções importantes no organismo, por exemplo na formação de alguns hormônios e na constituição do sistema nervoso central. Entretanto, o excesso do chamado “colesterol ruim” pode causar diversas doenças, principalmente as cardiovasculares.

Ter colesterol alto não quer dizer que você nunca mais poderá aproveitar um delicioso churrasco em família, mas é importante entender que alguns cuidados são importantes.

O consumo de gordura
Apesar do colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas. Ou seja, o problema central do consumo de carne vermelha no churrasco é a famosa gordurinha, tão queridinha pelos brasileiros.

Procure opções de carnes mais magras e não exagere na quantidade. Assim você consegue aproveitar o churrasco sem comprometer a saúde do seu coração.

Bebidas alcoólicas também podem ser vilãs

Já falamos aqui no blog sobre como as bebidas alcoólicas podem ser um perigo para o seu coração, especialmente se já existe um histórico de doenças cardiovasculares. Geralmente, churrascos são momentos propícios para tomar cervejinha ou até mesmo uma caipirinha, por exemplo. Por isso, é importante manter a moderação.

O ideal é consultar seu médico especialista e até mesmo um nutricionista. Eles poderão avaliar o seu caso e indicar quais são as medidas certas para que você consiga curtir seu churrasquinho sem colocar a saúde do seu coração em risco.

Referências:

Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) – “Os cinco maiores vilões da alimentação que elevam o colesterol”. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/os-cinco-maiores-viloes-da-alimentacao-que-elevam-o-colesterol. Acesso em 31/07/2020.

Ministério da Saúde – “Saiba por que carne com gordura faz mal para a saúde”. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35417-saiba-por-que-carne-com-gordura-faz-mal-para-a-saude. Acesso em 31/07/2020.

PP-PCU-BRA_0077 – setembro/2020

4 setembro, 2020
Cadastre-se