Setembro Amarelo - 5 benefícios da atividade física para a saúde mental

Setembro Amarelo - 5 benefícios da atividade física para a saúde mental

Todo mundo sabe dos benefícios que as atividades físicas regulares trazem para a saúde do nosso corpo. Porém, o que muita gente não sabe é que fazer exercício físico pode contribuir muito para a nossa saúde mental. Estudos apontam que pessoas fisicamente ativas possuem menor chance de sofrem com algum transtorno ou desordem mental.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, queríamos lembrar da campanha Setembro Amarelo, mês da conscientização da prevenção ao suicídio. Ela é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Cuidar da saúde mental é essencial para prevenir o suicídio.

Você deve estar se perguntando por que o exercício físico interfere tanto na nossa saúde mental? Quando realizamos alguma atividade física, nosso corpo produz diversos neurotransmissores que transmitem uma sensação de bem-estar para o organismo como um todo.

Separamos 5 benefícios da atividade física para a saúde mental e esperamos que isso contribua para a inclusão desse hábito tão saudável na sua vida!

Prevenção de doenças

As atividades físicas auxiliam na prevenção e no tratamento de algumas doenças como depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade, entre outras.

Bem-estar físico e emocional

A prática de exercício alivia a tensão e estresse, melhora o humor e a auto estima, regula o sono, aumenta a resistência física e mental, além de potencializar o sistema imunológico.

Redução nos níveis leves e moderados de depressão e ansiedade

Exercícios físicos são altamente importantes para quem sofre com doenças como a depressão e a ansiedade. É muito comum que essas pessoas apresentem, por exemplo, problemas no sono e oscilação de humor e a atividade física diminui os efeitos desses sintomas nos pacientes.

Melhora as relações sociais

Por meio da prática de exercício físico, o ser humano tem a possibilidade melhorar e resgatar suas relações sociais, que muitas vezes acabam prejudicadas pelos problemas psicológicos. Durante as atividades físicas, as pessoas podem interagir com outros e desenvolver valores como a cooperação, que é essencial para a vida social.

Aumento da concentração e memória

Você sabia que a sua falta de concentração e perda de memória pode ser falta de exercício físico? O sedentarismo faz mal para o nosso corpo e cérebro. Sem atividade física, o cérebro não recebe os estímulos que precisa para desenvolver nossas habilidades cognitivas e acabamos sofrendo frequentemente com a falta de memória e concentração.

Referências:

Nazaré Oliveira, Eliany, Aguiar, Rômulo Carlos de, Oliveira de Almeida, Maria Tereza, Cordeiro Eloia, Sara, Queiroz Lira, Tâmia – “Benefícios da Atividade Física para Saúde Mental”. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84217984006. Acesso em 31/07/2020.

Bruno da Silva Lourenço, Maria Angélica de Almeida Peres, Isaura Setenta Porto, Rosane Mara Pontes de Oliveira, Virginia Faria Damásio Dutra – Universidade Federal do Rio de Janeiro - “Atividade física como uma estratégia terapêutica em saúde mental: revisão integrativa com implicação para o cuidado de enfermagem”. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v21n3/pt_1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2016-0390.pdf. Acesso em 31/07/2020.

Marco Aurélio Monteiro Peluso e Laura Helena Silveira Guerra de Andrade – “ Atividade física e saúde mental: a associação entre exercício e humor” -Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-59322005000100012. Acesso em 31/07/2020.

Revista Mineira de Enfermagem - Osvaldo Hakio Takeda e Maguida Costa Stefanelli -  “Atividade física, saúde mental e reabilitação psicossocial”. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/403. Acesso em 31/07/2020.

Help Guide – “Exercise and fitness”. Disponível em: https://www.helpguide.org/home-pages/exercise-fitness.htm. Acesso em 31/07/2020.

PP-PCU-BRA_0077 – setembro/2020

4 setembro, 2020
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