Como se preparar para a consulta com o oftalmologista?

Como se preparar para a consulta com o oftalmologista?

Visitar seu médico deve ser um compromisso frequente para quem foi diagnosticado com glaucoma. A consulta com o oftalmologista é um momento para trocar informações, tirar todas as suas dúvidas e priorizar a sua saúde ocular. Estar bem informado sobre a sua condição é essencial para ser mais ativo no seu tratamento.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de como se preparar para a sua consulta com o oftalmologista para que ela seja o mais produtiva possível.

Conheça o seu histórico
Se for a primeira vez que você é atendido por esse médico, tenha certeza de passar todas as informações do seu histórico. É muito importante que o profissional que vai atendê-lo tenha pleno conhecimento sobre quaisquer condições pré-existentes na sua saúde. Também vale a pena contar sobre o histórico familiar, que pode influenciar diretamente na abordagem do seu tratamento.

Traga exames antigos, relação de medicações em uso, seus óculos e a prescrição médica de lentes corretivas. São itens que fornecem informações importantes sobre você e seu tratamento, então procure guardá-los com cuidado.

Tire todas as suas dúvidas
A saúde dos seus olhos é um assunto de total interesse seu. Pergunte tudo o que quiser e não saia da consulta com dúvidas! Uma dica é preparar uma lista com todas elas antes do encontro com o médico para não esquecer nenhuma. É muito importante entender bem o funcionamento dos olhos e como o glaucoma os afeta. Assim, você consegue entender melhor o seu tratamento e estar mais sob controle.

Faça consultas regulares
No geral, qualquer pessoa deve realizar consulta ao oftalmologista uma vez ao ano, pelo menos. Quando se está em um tratamento de glaucoma, é importante perguntar ao seu médico com qual frequência você deve voltar. Nesse caso, o acompanhamento de perto é muito importante, já que, ao longo do tempo o tratamento pode precisar de ajustes.

Referências:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia – “Glaucoma”. Disponível em: https://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/glaucoma.php. Acesso em 31/07/2020.

Hospital dos Olhos de Sergipe – “Dicas importantes para sua próxima consulta oftalmológica”. Disponível em: http://www.hosergipe.com.br/blog/dicas-importantes-para-sua-proxima-consulta-oftalmologica/. Acesso em 31/07/2020.

PP-PCU-BRA_0077 – setembro/2020

4 setembro, 2020
Cadastre-se