A alimentação pode influenciar na depressão?

A alimentação pode influenciar na depressão?

Que manter hábitos saudáveis é a chave para ter mais qualidade de vida, é algo que quase todo mundo já sabe. Mas será que a alimentação pode influenciar na depressão e na saúde mental de alguém? Afinal, o que comemos tem impacto nas nossas emoções? A resposta é SIM! Em seguida, explicamos o porquê.

A depressão acontece por diversos fatores: genéticos, hormonais, imunológicos, bioquímicos e neurodegenerativos. Esses fatores são modulados por nutrientes obtidos dos alimentos, que acabam afetando a taxa de prevalência dessa condição.

Algumas pesquisas já apontam que manter uma dieta saudável e evitar uma dieta propícia a inflamações parece dar certa proteção contra a depressão. Nesse sentido, o que é mais relevante para a saúde mental é manter um padrão, uma dieta recorrente e mais saudável.

Isso quer dizer que não existe um alimento milagroso que, sozinho, tenha um efeito considerável para o bem-estar emocional. O que importa para nosso cérebro é a diversidade e a harmonia entre eles.

Um bom exemplo de dieta saudável traz nutrientes fundamentais para o cérebro, como diversos minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais e ácidos graxos essenciais. Essas substâncias são importantes porque têm efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, que ajudam a combater melhor as consequências negativas do estresse.

O principal motivo da piora dos sintomas da depressão é a intensificação do estado inflamatório do nosso corpo, que pode ser gerada por alimentos industrializados, carboidratos refinados, gorduras saturadas, embutidos, bebidas alcóolicas e cafeína.

Assim, o que devemos levar em consideração é que uma dieta mais natural e equilibrada pode contribuir muito tanto para prevenção, quanto para o tratamento da depressão. Além disso, o acompanhamento de especialistas também é essencial.

Referências:

Unifal – “E-book: alimentação, depressão e ansiedade”. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/prace/sites/default/files/prace/E-BOOK-Alimentacao-Depressao-Ansiedade.pdf. Acesso em 02/06/2020.

Asbran – “A alimentação e o impacto na saúde mental”. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/em-estudo-a-alimentacao-e-impacto-na-saude-mental. Acesso em 02/06/2020.

PP-PCU-BRA-0030 – Julho/2020.

 

20 julho, 2020
Cadastre-se