Pressão alta e glaucoma: o que tem a ver?

Pressão alta e glaucoma: o que tem a ver?

O glaucoma é uma doença do nervo óptico do olho, que tem como principal fator de risco a pressão de dentro do olho elevada, que acaba danificando o nervo óptico. Já a hipertensão arterial ocorre dentro dos vasos sanguíneos. Afinal, será que a pressão alta arterial interfere na pressão intraocular?

Ainda não há estudos que comprovem essa relação. Entretanto, a Associação Mundial de Glaucoma recomenda que pacientes que têm pressão alta façam acompanhamento regular com o oftalmologista.

E a pressão alta intraocular?

Estudos demonstram que a pressão intraocular normal é entre 10 e 21,5 mmHg, mas cada paciente responde diferente a mesmos níveis de pressão. Há pacientes que apresentam glaucoma com pressão baixa e outros com pressão alta. Portanto, cada paciente tem a sua pressão ideal, que deve ser definida por seu oftalmologista.

A pressão intraocular é geralmente maior de manhã e diminui à tarde, mas isso pode variar de paciente para paciente e do olho direito para o olho esquerdo.

Como controlar a pressão intraocular?

O estilo de vida de cada pessoa pode ajudar no controle da pressão ocular. A cafeína, quando consumida em excesso, pode aumentar a pressão ocular, enquanto exercícios físicos ajudam a reduzi-la, por exemplo. Entretanto, se você tem problemas com a sua pressão intraocular, consulte o seu oftalmologista e pergunte sobre exercícios adequados para cada caso.

Mas por que toda essa preocupação com a pressão intraocular?

A pressão do olho elevada é um dos maiores fatores de risco para o glaucoma, embora a doença também possa ocorrer sem que a pressão intraocular esteja elevada. Por isso é importante manter a pressão ocular regulada.

Referências:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO – “Tudo sobre glaucoma”. Disponível em: http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/tudo-sobre-o-glaucoma.php. Acesso em 29/05/2020.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia -CBO – “Revista Veja Bem ed. 19”. Disponível em: http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_19.pdf. Acesso em 29/05/2020.

World Glaucoma Association – portal para pacientes https://www.glaucomapatients.org/. Acesso em 29/05/2020.

Hospital de Olhos – “Relação entre pressão arterial e pressão intraocular ainda é alvo de estudos”. Disponível em: https://www.hospitaldeolhos.com.br/seus-olhos/post/rela%C3%A7%C3%A3o+entre+press%C3%A3o+arterial+e+press%C3%A3o+intraocular+ainda+%C3%A9+alvo+de+estudos. Acesso em 29/05/2020.

PP-PCU-BRA-0030 – Julho/2020.

14 julho, 2020
Cadastre-se