Entenda a relação entre estresse e ganho de peso

Homem obeso olhando para o notebook.

Entenda a relação entre estresse e ganho de peso

Entre os diversos males que o estresse pode causar à saúde está o excesso de peso. A relação entre estresse e ganho de peso acontece porque a tensão e a ansiedade gerados podem fazer com que você coma além da conta e escolha alimentos pouco saudáveis e muito calóricos.

A ação de alguns hormônios ajuda a explicar este mecanismo. Um deles é o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que atua como um sistema de alarme diante de uma ameaça. Uma das respostas que ele ativa no organismo é o aumento do apetite.

Após um evento estressante, os níveis de cortisol e os processos fisiológicos voltam ao normal. Mas, se você se sente constantemente ameaçado – e isso pode acontecer por conta das próprias demandas do dia a dia, como o excesso de trabalho – as taxas desse hormônio permanecem elevadas. Isto estabelece uma relação direta entre estresse e ganho de peso.

Além disso, o desejo por alimentos com alto teor de gordura e açúcar em períodos de estresse – e que podem fazer você ganhar peso – está relacionado à sensação de recompensa. Estes alimentos proporcionam um sentimento calmante quando inibem as atividades do cérebro que produzem o estresse e as emoções que têm relação com ele.

Vale ressaltar que a alimentação não é o único fator relacionado ao estresse e ganho de peso. Existem outros que podem contribuir, tais como:

  • Menor quantidade de sono;
  • Pouco exercício físico;
  • Maior ingestão de bebidas alcoólicas.

Como controlar estresse e ganho de peso

A redução do estresse pode facilitar a adoção de hábitos saudáveis e é um passo importante para você se prevenir do excesso de peso. Veja algumas dicas que podem ajudar nisso:

Pratique técnicas de relaxamento – existem inúmeras opções, como yoga, alongamento, massagem, respiração profunda ou meditação.

Pratique exercícios físicos - os exercícios regulares ajudam a diminuir o estresse. Os de baixa intensidade são os mais indicados para esta finalidade, pois eles diminuem os níveis de cortisol. Mas, antes de começar a se exercitar, consulte o seu médico.

Observe como você age sob estresse – sente impulso de comer quando está estressado? Reconhecer seus padrões de comportamento pode ajudar você a pensar em estratégias para superá-los.

Peça apoio de amigos e familiares - os efeitos negativos do estresse podem ser bem menores se você puder contar com pessoas próximas.

Se você achar que as técnicas de gerenciamento de estresse por conta própria não estão funcionando, converse com o seu médico. Pode ser necessário considerar um tratamento com psicoterapia.

Referências

 

PP-PFE-BRA-0943

Mais Pfizer
12 julho, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se