Doenças autoimunes: quando o corpo ataca a si mesmo

Médica examina mulher com artrite reumatoide, que integra a lista de doenças autoimunes – Mais Pfizer

Doenças autoimunes: quando o corpo ataca a si mesmo

O sistema imunológico tem um papel muito importante no organismo: o de combater invasores que podem causar infecções e doenças, como vírus e bactérias. Quando uma pessoa tem uma doença autoimune, no entanto, ocorre uma falha nesse mecanismo de defesa, que passa a atacar indevidamente células saudáveis do corpo. Embora exista um amplo espectro de doenças autoimunes, muitas delas compartilham sintomas semelhantes. Saiba mais!

Tipos de doenças autoimunes

Existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes. Enquanto algumas delas ataquem apenas uma área ou órgão do corpo, outras afetam um sistema de órgãos ou até mesmo todo o corpo. Entre as mais comuns estão:

Diabetes tipo 1 - a doença é uma consequência da destruição autoimune de células do pâncreas que produzem insulina, hormônio essencial no controle do açúcar no sangue.

Esclerose múltipla - nesse caso, a defesa imunológica ataca a camada que reveste os neurônios, causando problemas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. Dormência de um ou mais membros, fala arrastada e comprometimento da visão estão entre os possíveis sintomas.

Lúpus - esse distúrbio ocorre quando o organismo se vira contra seus próprios tecidos e órgãos. Pode afetar diferentes partes do corpo, incluindo articulações, pele, rins e cérebro.

Síndrome de Sjögren - nessa doença, o alvo equivocado do sistema imune são as glândulas que produzem lágrimas e saliva. Os principais sintomas são boca e olhos secos.

Artrite reumatoide - essa doença também é consequência de uma reação do organismo contra si mesmo – particularmente, contra os tecidos que revestem as articulações. Pode causar dor, inchaço e deformidade nas articulações.

Doença de Crohn - essa doença autoimune ocorre pela inflamação crônica do revestimento do trato gastrointestinal. Pode causar diarreia, dor abdominal e fadiga.

Psoríase - se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) atacam a pele, levando ao aparecimento de manchas grossas e escamosas.

Doença de Graves - resposta anormal do sistema imunológico que faz com que a glândula tireoide produza hormônios em excesso (hipertireoidismo). Sintomas incluem insônia, tremores e ansiedade.

Sintomas de doença autoimune

Os sintomas de doença autoimune podem variar de leves a incapacitantes. As doenças também podem ocorrer em surtos, alterando fases de piora e de remissão. Os sintomas mais comuns são:

  • Fadiga;
  • Rigidez muscular;
  • Dor e inchaço nas articulações;
  • Problemas de pele;
  • Dor abdominal;
  • Problemas digestivos;
  • Febre recorrente.

Tais sintomas de doença autoimune também podem ser causados por outras condições. Por isso, procure um médico para que ele possa diagnosticar e determinar o tratamento adequado, que é diferente para cada doença. Geralmente, não há cura, mas é possível controlar os sintomas e reduzir a resposta imunológica.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1602

14 janeiro, 2019

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se