Dicas para evitar a gripe no dia-a-dia

Homem assoando o nariz.

Dicas para evitar a gripe no dia-a-dia

Todos os anos, entre três e cinco milhões de pessoas são afetadas gravemente pela gripe no mundo. Os casos da doença são mais comuns no outono e no inverno. Os ambientes fechados e os transportes públicos facilitam a transmissão do vírus. Continue a leitura para saber algumas dicas de como evitar a gripe no dia-a-dia.

Proteja-se da gripe na rotina

É comum ser contaminado com o vírus da gripe em ambientes compartilhados, como faculdade, escritórios, ônibus e metrôs. Alguns locais são fechados e a ventilação é realizada por ar condicionado na maior parte do tempo. Veja, abaixo, algumas formas de evitar a gripe nestes ambientes:

Lave as mãos – manter as mãos limpas e higienizadas ajuda a prevenir a propagação do vírus. Se não conseguir lavá-las com água e sabão, utilize higienizantes à base de álcool gel.

Evite coçar os olhos, boca ou nariz – o contato das mãos com estas regiões ajuda os germes a se espalharem com mais facilidade pelo organismo. Certifique-se de que suas mãos estão limpas antes de tocar olhos, boca ou nariz.

Evite contato próximo com quem está doente – pode parecer algo difícil, mas o ideal é evitar um contato muito próximo com colegas, amigos e parentes que estão gripados.

Mantenhas os ambientes arejados – mesmo nos dias frios, é importante manter os ambientes arejados para os germes não se acumulem. Além de ajudar a evitar a gripe, isto também pode auxiliar no combate de alergias respiratórias.

Grupos de risco da gripe

Algumas pessoas fazem parte dos grupos de risco da doença, ou seja, elas têm uma chance maior de serem afetadas. Nestes casos, a vacina é a melhor maneira de evitar a gripe. Veja quais são os grupos de risco que devem ser vacinados contra a doença:

  • Mulheres grávidas em qualquer fase da gestação;
  • Crianças com menos de cinco anos;
  • Idosos com mais de 65 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas, doenças cardíacas, doenças pulmonares e diabetes, entre outras.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1147

Mais Pfizer
9 agosto, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se