Como tratar a alergia nos olhos

Homem com alergia nos olhos – Mais Pfizer

Como tratar a alergia nos olhos

A alergia nos olhos atinge de 15% a 20% da população mundial. Se você faz parte dessa estatística, sabe que os sintomas podem ser bastante incômodos: coceira, vermelhidão, inchaço, irritação e lacrimejamento são alguns eles. Para além do desconforto, é importante buscar tratamento porque o problema pode levar a complicações graves na visão. Veja quais são as principais abordagens para tratar a alergia nos olhos.

Inimigo dos seus olhos pode estar na sua casa

A alergia ocular é desencadeada pelo contato com alguma substância irritante, chamada alérgeno. É importante consultar um médico especialista para identificar a origem exata da sua alergia. Alguns gatilhos comuns podem estar no nosso próprio ambiente, como poeira, mofo, pelos de animas e odores fortes. Por isso, adotar alguns cuidados em casa pode minimizar sua exposição a alérgenos do ambiente e prevenir novas crises:

Limpeza da casa - mantenha o ambiente doméstico limpo para evitar o acúmulo de ácaros. Use panos úmidos e aspirador, mas evite vassouras ou espanadores, que podem acabar espalhando o pó.

Objetos - evite objetos que acumulam poeira, especialmente no quarto. Na medida do possível, retire tapetes, cortinas, bichos de pelúcia e móveis estofados.  

Roupa de cama - lave a roupa de cama com frequência e coloque-as para secar ao sol. Também é uma boa ideia forrar o colchão e o travesseiro com uma capa impermeável ou antialérgica.

Ar-condicionado - você deve limpar o ar-condicionado regularmente para evitar que o aparelho espalhe sujeira.

Prevenção de mofo - consertar eventuais vazamentos de água e deixar a casa bem arejada são medidas importantes para evitar esse fungo.

Animais de estimação - quando pets são fontes de alergia, o melhor é evitar que entrem no quarto de dormir. Além disso, mantenha o banho e a tosa em dia e lave as mãos depois de acariciar o animal.

Fumaça de cigarro -  não fume dentro de casa, pois a fumaça pode desencadear alergias oculares.

Medicamentos para tratar a alergia nos olhos

Diferentes tipos de medicamentos podem ser usados para tratar a alergia nos olhos. Um oftalmologista pode indicar a melhor opção para o seu caso. O médico pode prescrever:

Colírios -  os colírios ajudam a lavar os alérgenos dos olhos. Embora possam melhorar os sintomas da alergia ocular durante uma crise, esse tratamento é de curto prazo.

Medicamentos orais – os mais comuns são os anti-histamínicos, que podem ser úteis para aliviar a coceira e a irritação nos olhos. Mas se seus sintomas forem mais duradouros, o médico pode prescrever medicamentos mais fortes.

Vacina para alergia (imunoterapia) - essa opção pode trazer melhora de longo prazo. As doses são compostas da própria substância que causa a sua alergia, ajudando seu corpo a se tornar imune a ela.

O que fazer durante uma crise de alergia ocular

Durante uma crise alérgica, siga essas dicas para proteger os olhos:

  • Faça compressas frias sobre o olho fechado;
  • Não esfregue os olhos;
  • Não aplique soro fisiológico;
  • Use óculos de sol quando estiver ao ar livre.

Não esqueça de que o acompanhamento médico é fundamental. O ideal é fazer o tratamento com oftalmologista e alergista, conjuntamente.

 Referências

 

PP-PFE-BRA-1557

17 dezembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se