Como reconhecer os sintomas de infarto

Homem com sintomas de infarto – Mais Pfizer

Como reconhecer os sintomas de infarto

A cada dois minutos, uma pessoa morre por ataque cardíaco no Brasil. E metade das vítimas falece em até uma hora do surgimento dos primeiros sinais de alerta. Saber identificar os sintomas de infarto e como agir nessa situação pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa próxima e até mesmo a sua própria. Quanto antes você buscar socorro médico, maiores as chances de sobreviver ao quadro e evitar sequelas. Saiba mais! 

O que é o infarto?

O infarto agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, é o bloqueio de um vaso sanguíneo que nutre determinada área do coração. Apesar dessa obstrução ser súbita, o principal processo que a desencadeia se desenvolve ao longo de anos: o acúmulo de placas de gordura nas artérias coronárias, conhecido como aterosclerose.

O rompimento de uma dessas placas leva à formação de um coágulo, que pode interromper o fluxo sanguíneo que irriga o coração. Com isso, o músculo cardíaco não recebe o oxigênio de que necessita e suas células começam a morrer.

Sintomas de infarto

Alguns ataques cardíacos surgem repentinamente, mas eles podem começar devagar e ter sinais mais sutis. Os principais sintomas de infarto são:

  • Dor ou desconforto no peito - aperto, queimação ou dor intensa no centro do peito que dura vários minutos, ou que vai e volta;
  • Dor ou desconforto em membros superiores - a dor pode irradiar para os braços (principalmente o esquerdo) ou ainda para o pescoço, mandíbula e costas.
  • Outros sintomas - tontura, suor frio, falta de ar, cansaço incomum, indigestão e náusea também estão entre os possíveis sintomas de infarto.

É possível ter um ataque cardíaco sem sentir a clássica dor no peito. Mulheres, idosos e diabéticos estão mais propensos a ter sintomas atípicos. A dor que procede um ataque cardíaco pode ser confundida, por exemplo, com uma indigestão. Esses grupos precisam de atenção redobrada com qualquer mal-estar repentino.

Como ajudar alguém com sintomas de infarto

Se alguém ao seu lado está com suspeita de ataque cardíaco, ligue imediatamente para o serviço de emergência para que a pessoa seja transportada rapidamente a um hospital. Enquanto espera a chegada da ambulância, siga essas recomendações:

  • Repouso absoluto - evite que a pessoa faça qualquer esforço físico. Ela deve permanecer em posição confortável em local calmo e ventilado;
  • Manter a calma - procure tranquilizar a pessoa, transmitindo confiança e segurança;
  • Sem aperto - afrouxe as roupas e acessórios;
  • Não ofereça - líquidos, alimentos ou calmantes, nada deve ser ingerido;
  • Medicamentos - veja se a pessoa traz nos bolsos medicamentos de urgência. Se ela estiver consciente, deve tomá-lo conforme a bula.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1602

14 janeiro, 2019

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se