Como o HDL, o “colesterol bom”, faz bem para o seu corpo

Colesterol bom – casal fazendo uma refeição saudável – Mais Pfizer

Como o HDL, o “colesterol bom”, faz bem para o seu corpo

Para manter o coração, e também todo o sistema circulatório do corpo, saudável, é recomendado encontrar formas de manter os níveis de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, mais baixos. Porém, também é importante ter bons níveis de HDL, popularmente chamado de “colesterol bom”. Saiba mais como esse tipo de colesterol pode ajudar a se manter mais saudável.

Como funciona o colesterol?

O colesterol é um composto químico gorduroso fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Ele é produzido pelo fígado e é obtido pelos alimentos que ingerimos. Como já citado, o colesterol pode ter diferentes tipos, sendo eles:

  • HDL, ou colesterol bom;
  • LDL, ou colesterol mau;
  • VLDL, também chamado de triglicérides.

O colesterol bom ajuda a saúde do seu coração

O papel do HDL é “vasculhar” os diferentes tecidos do corpo e carregar o LDL de volta para o fígado. Assim, as veias e artérias ficam livres dessa substância, diminuindo as chances do colesterol se acumular e causar problemas como a aterosclerose, um tipo de doença cardíaca, ou até mesmo coisas mais sérias como um AVC, acidente vascular cerebral.

Além disso, o HDL também ajuda a evitar inflamações nas artérias. Ele estimula a produção de substâncias que relaxam as paredes arteriais, impedindo que coágulos sanguíneos se formem nessas regiões.

Uma rotina saudável é o suficiente para manter os níveis de colesterol bom

Os níveis ideais de HDL variam de acordo com uma série de fatores, como idade, sexo e fatores genéticos. A boa notícia é que existem algumas maneiras de ajudar seu corpo a ter quantidades saudáveis desse tipo de colesterol, mantendo assim uma saúde melhor de seu coração e de seu sistema circulatório. Algumas formas de fazer isso são:

Cuidado com o peso – se você está acima do peso, perder entre 5% e 10% desse valor já é o suficiente para melhorar os níveis de HDL, além de evitar problemas como a pressão alta. Para isso, converse com seu médico sobre formas de alcançar o seu peso ideal.

Pare de fumar – o cigarro também pode influenciar no acúmulo de gordura e de coágulos de sangue nas veias e artérias, pois ele danifica as paredes delas. Para diminuir os níveis de LDL e melhorar os de HDL, o ideal é parar de fumar.

Evite o consumo de gordura trans – esse tipo de gordura está presente em alimentos industrializados. Ela é a principal responsável pelo aumento de LDL na corrente sanguínea, por isso é bom evitar os alimentos que contenham gordura trans. Para isso, basta ler sempre os rótulos do que está comprando, lá você poderá checar se eles possuem essa gordura e em que quantidade.

Mude sua alimentação – além de eliminar a gordura trans, para melhorar os níveis de HDL também é necessário adicionar alguns alimentos na sua dieta. Entre os alimentos que ajudam a aumentar a taxa de colesterol bom estão:

  • Cereais integrais, como aveia, chia, quinoa, linhaça e granola;
  • Pães e massas feitas a partir desses cereais;
  • Leite com baixas taxas de gordura, bem como derivados desse tipo de leite;
  • Peixes ricos em gordura, como salmão, truta e sardinha;
  • Sementes oleaginosas sem sal, como nozes e castanha de caju;
  • Azeite de oliva.

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Referências


PP-PFE-BRA-2007

Mais Pfizer
9 setembro, 2019

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