Como melhorar a saúde dos olhos através da alimentação

Mulher segurando fruta cítrica, que está no grupo de alimentos benéficos para a saúde dos olhos

Como melhorar a saúde dos olhos através da alimentação

Ter uma alimentação saudável e variada é parte importante dos cuidados com a saúde dos olhos. Certos nutrientes podem melhorar a capacidade de enxergar e ajudar a prevenir ou desacelerar o avanço de doenças oculares comuns – que podem até levar à cegueira – como catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade. Já a falta de alguns desses nutrientes pode, ao contrário, causar problemas oculares, como olhos secos e cegueira noturna. Veja quais hábitos alimentares contribuem para a boa visão.

Alimentos benéficos para a saúde dos olhos

Para uma alimentação saudável, é importante incluir no cardápio alimentos integrais, frutas e vegetais, e evitar exagerar no açúcar e nos produtos industrializados (como biscoitos, salgadinhos e congelados). Além disso, procure dar ênfase aos seguintes alimentos:

Peixe - peixes como salmão, atum, sardinha e bacalhau são ricos em vitaminas e em ômega-3, gordura benéfica para a saúde dos olhos. Você também pode investir em outras fontes de ômega-3, como óleo de linhaça, azeite de oliva e nozes.

  • Essa proteína animal melhora o fornecimento de oxigênio aos olhos, contribuindo para uma visão mais clara;
  • Além disso, é uma aliada no combate ao olho seco, problema comum em idosos.

Vegetais verdes - couve, espinafre, nabo, alface e ervilha fazem parte dessa lista. Esses vegetais são ricos em luteína e zeaxantina, nutrientes essenciais para a visão saudável.

  • Na retina, eles agem como antioxidantes, reduzindo o risco de doenças oculares crônicas, incluindo catarata e degeneração macular relacionada à idade;
  • Esses dois compostos também funcionam como protetores solares naturais dos olhos, pois absorvem o excesso de luz azul e ultravioleta.

Ovo - a gema do ovo também é uma excelente fonte de luteína e zeaxantina. Esse alimento ainda contém glutationa, outro antioxidante, que ajuda a prevenir a catarata e a reduzir a pressão ocular em pessoas com glaucoma. Vegetais e frutas de cor laranja ou amarela - cenoura, abóbora, batata-doce, mamão papaia e melão são alguns exemplos.

  • O segredo desses alimentos é o betacaroteno, um nutriente que ajuda a prevenir a catarata, a degeneração macular, os olhos secos e a cegueira noturna.

Frutas cítricas - laranja, tangerina e limão são ricos em vitamina C, um antioxidante essencial para a saúde dos olhos e que pode reduzir o risco de doenças oculares. Portanto, certifique-se de incluir na dieta outros alimentos que oferecem esse nutriente, incluindo pimentão vermelho, morango, cereja, kiwi, tomate, pêssego e legumes frescos.

  • Pesquisas mostram que seus olhos precisam de níveis relativamente altos de vitamina C para funcionar adequadamente.

Leguminosas - feijão, grão-de-bico e lentilha são boas fontes de zinco, um mineral essencial e altamente concentrado nos olhos. Outros alimentos ricos em zinco incluem frutos do mar, carne vermelha, iogurte e nozes.

  • Esse nutriente tem um papel vital no transporte da vitamina A do fígado para a retina a fim de produzir melanina, um pigmento protetor dos olhos.

Suplementos alimentares - podem ser úteis para repor as vitaminas que ajudam a proteger a visão. Entretanto, só devem ser tomados quando prescritos por um profissional de saúde qualificado. Além disso, devem ser acompanhados de uma alimentação saudável.

Check-ups da vista são essenciais para garantir a boa saúde dos olhos. Embora alimentos ajudem a reduzir o risco de doenças oculares, é indispensável o acompanhamento contínuo de um oftalmologista.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1536

7 janeiro, 2019

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