Como evitar lesões ao praticar exercícios físicos

Homem com dor no joelho durante exercícios físicos ilustra importância de evitar lesões - Mais Pfizer

Como evitar lesões ao praticar exercícios físicos

A atividade física é essencial para uma boa saúde. Mas, para praticá-la com segurança, é muito importante seguir algumas orientações básicas a fim de evitar lesões nos músculos ou articulações. Uma lesão, seja nos joelhos, ombros, costas ou outra parte do corpo, pode causar dor, restrição dos movimentos e impedir que você continue se exercitando. Veja os principais cuidados que você deve ter para diminuir o risco de se machucar durante o treino.

Medidas para evitar lesões durante os exercícios físicos

Converse com seu médico - seu programa de exercícios deve ser adaptado ao seu nível de condicionamento físico e condições de saúde. Por isso, antes de começar ou aumentar a atividade física, sempre consulte o médico para que ele oriente a quantidade e o tipo de atividade seguros e adequados para você.

Evite exageros - uma das principais causas de lesão por exercícios físicos é a tentativa de fazer muito em pouco tempo. Em vez de ser um atleta de fim de semana, procure se exercitar todos os dias de forma moderada. E faça uma pausa quando estiver cansado.

Aumente aos poucos seu nível de atividade - se você planeja iniciar uma rotina de exercícios ou intensificar a sua rotina atual, comece devagar. Depois, gradualmente, aumente a intensidade, duração e frequência.

Varie seus exercícios - em vez de focar em apenas um tipo de exercício, procure alternar atividades. Por exemplo, você pode correr no primeiro dia, fazer musculação no segundo e andar de bicicleta no terceiro. Assim, você trabalhará diferentes grupos musculares sem sobrecarregar nenhum deles.

Comece com um aquecimento - aquecer por cinco a 10 minutos antes do exercício melhora o fluxo sanguíneo para os músculos, ajudando a evitar lesões. Andar rapidamente ou balançar os braços e pernas são boas maneiras de aquecer.

Aprenda a técnica correta - não é uma boa ideia se aventurar em um aparelho da academia que você não sabe direito como usar, ou então fazer o exercício malfeito pela pressa de terminá-lo. Peça orientações de um profissional qualificado para aprender a fazer o exercício da maneira certa e evitar lesões.

Use equipamento adequado - não negligencie os equipamentos de segurança recomendados para certas atividades, como joelheiras e capacetes. Além disso, escolha um par de tênis com bom amortecimento e adequado para seu tipo de atividade.

Sinais de lesões causadas por exercício físico

Ter dores musculares que começam de 12 a 24 horas após o exercício é normal. Mas você deve parar de se exercitar e procurar o médico se a dor:

  • Começa durante ou logo após o treino;
  • Persiste por mais de uma a duas semanas.

O profissional de saúde provavelmente pedirá que você faça uma pausa na atividade que causou a lesão, mas às vezes é possível realizar um treino alternativo, poupando a região machucada. O especialista também pode recomendar outras medidas, como aplicação de gelo, compressão do local da lesão e elevação do membro atingido para diminuir o inchaço.

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Referências

 

PP-PFE-BRA-2283 – jan/2020

Mais Pfizer
13 janeiro, 2020

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