Como evitar a perda de visão pelo glaucoma?

Homem sendo examinado para prevenção do glaucoma – Mais Pfizer

Como evitar a perda de visão pelo glaucoma?

Estima-se que até 3% da população brasileira tenha glaucoma. Quem tem a doença sofre com o aumento da pressão ocular que pode causar uma lesão no nervo óptico e levar à cegueira. Cerca de 80% dos casos de glaucoma não apresentam sintomas, o que dificulta o diagnóstico da doença. Por isso, é preciso se prevenir. Continue a leitura para saber mais sobre hábitos que ajudam na prevenção do glaucoma.

Hábitos que ajudam a evitar a perda de visão pelo glaucoma

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo. Estudos comprovam que alguns hábitos podem influenciar na pressão ocular e ajudar a evitar a perda de visão pelo glaucoma. Veja quais hábitos são:

Pratique exercícios físicos – pessoas que praticam exercícios físicos regularmente têm até 70% menos chance de desenvolver o glaucoma. A prática ajuda a diminuir a pressão arterial e a regular o fluxo sanguíneo, o que diminui o risco de glaucoma.

  • Atenção: se você pratica yoga, evite posições de cabeça para baixo, pois elas podem aumentar a pressão ocular.

Coma vegetais verdes – os vegetais de cor verde são ricos em nitrato, substância que pode melhorar o fluxo sanguíneo e ajuda a regular a pressão dentro do olho. Invista em alimentos, como alface, rúcula, couve, espinafre e brócolis.

Beba chá quente – tomar, ao menos, uma xícara de chá quente por dia pode auxiliar na prevenção do glaucoma. Os pesquisadores sugerem que o chá tem propriedades anti-inflamatórias que protegem o nervo óptico. Por outro lado, consumir café diariamente pode aumentar as chances de ter a doença. Invista mais em chás e evite o café.

Visite o dentista regularmente – a perda de dentes e doenças bucais está associada a um maior risco de desenvolver o glaucoma. Alguns pesquisadores sugerem que isto ocorra devido a uma resposta inflamatória que as doenças bucais podem desenvolver, contribuindo para o risco de glaucoma.

Evite o cigarro – fumar está relacionado ao aumento da pressão ocular. Este é um dos fatores de risco que aumenta as chances de desenvolver diversos problemas de saúde, inclusive, o glaucoma.

Além destes hábitos, é fundamental se consultar regularmente com um oftalmologista e rastrear o glaucoma, principalmente se você tem casos na família. Alguns genes aumentam o risco. É muito importante investir na prevenção contra o glaucoma e evitar a perda de visão.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1408

14 novembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se