Como cuidar das queimaduras do sol no verão?

Mulher na praia cuidando das queimaduras do sol – Mais Pfizer

Como cuidar das queimaduras do sol no verão?

As queimaduras de sol são um problema de saúde comum durante o verão, resultado da exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV). É importante cuidar delas da forma adequada, pois, além de causarem dores e ardência, aumentam as chances de outros problemas, como manchas escuras, pele seca e enrugada e até mesmo câncer. Continue a leitura e saiba como cuidar das queimaduras do sol.

Dicas para cuidar das queimaduras do sol

Após um longo dia de exposição ao sol, é possível que você já sinta os efeitos das queimaduras. A pele costuma ficar vermelha, sensível ao toque e quente. Para tratar esse problema, siga as dicas a seguir:

Tome banho com água fria – esfriar a área da queimadura com água fria corrente por alguns minutos interrompe o processo de queimação, além de diminuir a dor e ardência. Após sair do banho, seque a pele com cuidado para não machucar.

  • Atenção, não aplique gelo diretamente na pele, pois isso pode piorar a queimadura.

Aplique loções hidratantes – o ideal é que você passe os cremes hidratantes após o banho, com a pele levemente úmida. Uma loção de aloé vera ou de camomila pode acalmar a pele e aliviar a ardência. Repita esse processo diariamente.

Hidrate-se – as queimaduras atraem os fluidos para a superfície da pele e, por isso, pode faltar para o restante do organismo. É importante se reidratar bebendo, no mínimo, dois litros de água por dia.

Medicamentos podem ajudar – anti-inflamatórios e analgésicos ajudam a controlar a dor, a vermelhidão e o inchaço da queimadura solar. Alguns desses medicamentos podem ser encontrados em loção ou gel.

Proteja a pele queimada – enquanto a pele ainda se recupera das queimaduras solares, use roupas que cubram as queimaduras enquanto estiver ao ar livre ou em ambientes iluminados. Pois a luz emitida por lâmpadas também pode piorar as queimaduras. Não deixe de passar protetor solar nas áreas queimadas.

Procure um médico – geralmente os cuidados caseiros são o suficiente para que a pele se recupere das queimaduras. Mas, se surgirem bolhas com pus e sintomas, como febre, calafrios, dor de cabeça e confusão mental, pode ser necessário buscar a ajuda de um médico.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1492

10 dezembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se