Como calcular o IMC?

Pessoa se pesando e com uma fita métrica

Como calcular o IMC?

Cerca de 52,5% da população brasileira está acima do peso. Saber qual o índice de massa corporal (IMC) é importante para manter o peso ideal e evitar doenças causadas pela obesidade e o sobrepeso. Continue a leitura para saber como calcular o IMC para manter-se saudável.

Fórmula para calcular o IMC

Para calcular o índice de massa corporal isto é preciso saber o seu peso e sua altura. Lembre-se que as medidas precisam estar em quilogramas e em metros. Para fazer a conta, você usará a seguinte fórmula:

 

Com o resultado, veja na tabela abaixo a sua classificação no IMC:

Resultado

Classificação do IMC

Abaixo de 18,5

Muito abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9

Peso normal

Entre 25 e 29,9

Acima do peso

Entre 30 e 34,9

Obesidade I

Entre 35 e 39,9

Obesidade II (severa)

Acima de 40

Obesidade III (mórbida)

Um exemplo de como calcular o IMC

Para facilitar um pouco as coisas, vamos supor que uma pessoa tenha 1,70m e pese cerca de 65 kg. Neste caso, a conta seria:

 

Então, a pessoa teria um resultado de 22,5 e estaria dentro da categoria de peso normal. E agora, que tal tentar calcular o seu e ver em qual classificação você está?

Riscos do IMC alto

O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para desenvolver algumas doenças. É importante ficar atento ao seu nível de IMC para saber se existe algum perigo de você desenvolver algumas doenças que podem ser causadas pelo sobrepeso, tais como:

  • Diabetes tipo 2;
  • Pressão alta;
  • Doenças cardíacas;
  • Alguns tipos de câncer;
  • Apneia do sono;
  • Artrose;
  • Doenças no fígado e nos rins.

Mas lembre-se de ir ao médico, apenas ele poderá dizer se você tem algum problema de saúde e indicar qualquer tratamento para o seu caso. Não se automedique, mesmo com a indicação de parentes e amigos.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1237

8 novembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se