Bons hábitos e exercícios ajudam a aliviar e a evitar dor nas costas

Homem com dor nas costas.

Bons hábitos e exercícios ajudam a aliviar e a evitar dor nas costas

Cerca de 80% das pessoas terão dor nas costas em algum momento da vida, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa dor pode ser leve ou intensa, rápida ou constante, e ser causada por diferentes problemas, como má postura ou algo mais sério, como hérnia de disco. Algumas mudanças de hábitos são importantes para aliviar e evitar dor nas costas, que pode afetar a vida social e profissional. Veja, a seguir, algumas dicas.

Como evitar dor nas costas?

Na maioria das vezes, o início da dor nas costas é o resultado de má postura, estilo de vida sedentário e movimentos repetitivos. Além disso, fatores como obesidade e tabagismo podem piorar a dor. Veja, a seguir, alguns cuidados para evitar dor nas costas.

Faça exercício físico - praticar atividades aeróbicas regulares de baixo impacto que não forcem as costas pode aumentar a força e a resistência, permitindo que os músculos funcionem melhor. Caminhadas e natação são boas opções.

Sente-se de forma correta – escolha uma cadeira com apoio traseiro bom, apoios para os braços e uma base giratória. Uma opção é colocar um travesseiro ou uma toalha enrolada na parte inferior das costas para manter sua curva normal. Mantenha os joelhos e o quadril nivelados.

Cuidado ao levantar objetos pesados – evite levantar objetos pesados. Mas, se não tiver opção, deixe as suas pernas fazerem o trabalho. Para isto, mantenha as costas retas e dobre apenas os joelhos. Segure o objeto perto do seu corpo.

Cuidado ao dormir – o colchão não deve ser muito mole, nem muito duro. O de firmeza média é bom para minimizar qualquer curva na coluna vertebral. Além disso, não durma de bruços. O ideal é deitar de lado e com um travesseiro entre os joelhos. Ou, então, de barriga para cima.

Como aliviar dor nas costas?

Se a dor nas costas já se instalou, algumas medidas podem ajudar a aliviar este problema, que foi a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil em 2016. Veja algumas dicas:

Compressa - durante crises agudas de dor nas costas, podem ser feitas compressas quentes ou frias, que ajudam a reduzir a inflamação.

Yoga e pilates – fortalecem a musculatura sem prejudicar a coluna. As duas modalidades têm exercícios de respiração que melhoram a flexibilidade, o equilíbrio e ajudam a diminuir a ansiedade, problema que pode piorar a dor nas costas.

Fisioterapia e acupuntura - a fisioterapia pode ajudar a manter a postura adequada e a fortalecer os músculos. Já a acupuntura pode ser uma grande aliada no combate à dor, mas peça a orientação do médico antes de adotá-la.

Medicamentos também podem ser indicados para o alívio da dor, mas não se automedique. Sempre consulte um médico, ele irá fazer o diagnóstico do seu caso e indicará o melhor tratamento para você.

Referências

 

PP-PFE-BRA-0916

Mais Pfizer
13 julho, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se