Autoexame de pele permite detectar sinais de câncer

Mulher fazendo autoexame de pele – Mais Pfizer

Autoexame de pele permite detectar sinais de câncer

Um método simples e caseiro pode ajudar na descoberta precoce do câncer de pele, o tumor mais frequente no Brasil. Trata-se do autoexame de pele, que nada mais é do que fazer uma inspeção apurada no próprio corpo na frente do espelho. O procedimento deve ser feito uma vez por mês, para que você possa identificar quaisquer sinais incomuns logo que elas aparecerem – lembre-se que o câncer de pele é tratado mais facilmente quando descoberto cedo. Veja como fazer o autoexame e saiba quais são os sinais de alerta.

Você também deve ter sua pele examinada por um dermatologista pelo menos uma vez por ano.

O que devo procurar em um autoexame de pele?

Fique atento ao surgimento de novos crescimentos ou mudanças nas manchas ou pintas que você já tinha. Um truque útil para avaliar se uma pinta em seu corpo é inofensiva ou indício de melanoma – o tipo mais grave de câncer de pele – é a regra ABCDE, que são as iniciais de:

  • Assimetria - uma metade é diferente da outra;
  • Bordas irregulares - o contorno não é bem definido;
  • Cor variável - pinta tem várias cores e parece diferente das outras. Pode ser preta, vermelha, azul, branca ou outros tons.
  • Diâmetro - pinta tem mais que seis milímetros (a largura de uma borracha de lápis);
  • Evolução - pinta está mudando de aspecto e crescendo.

Outros sinais que podem indicar câncer de pele incluem:

  • Uma ferida que não cicatriza em até quatro semanas;
  • Manchas que coçam, sangram ou doem;
  • Pinta com superfície áspera, escamosa ou dura;
  • Saliências rosadas com uma área funda no centro.

Notar uma ou mais alterações durante o autoexame de pele não significa necessariamente que você tenha câncer. No entanto, é importante que você procure um médico especialista o quanto antes para que elas sejam investigadas. 

Como fazer o autoexame de pele

O melhor momento para fazer o autoexame de pele é depois do banho, em um local iluminado. Use um espelho de corpo inteiro e um de mão, para ver lugares difíceis de alcançar. Se possível, peça a um membro da família olhar as suas costas. Também pode ser útil tirar fotos para acompanhar se uma verruga está crescendo.

Procure seguir sempre o mesmo roteiro ao examinar sua pele, para que você não esqueça de checar nenhuma parte do corpo. Você pode usar essa sugestão:

  1. Rosto - na frente do espelho, examine especialmente nariz, lábios, boca e orelhas.
  1. Couro cabeludo - use um secador de cabelo para expor cada seção da cabeça diante do espelho.
  1. Membros superiores - comece olhando para suas mãos, dedos, unhas e antebraços. Depois, em frente ao espelho grande, cheque cotovelos, braços e axilas.
  1. Tronco, pescoço e peito - ao examinar essa região na frente do espelho, as mulheres devem levantar os seios para ver a pele embaixo deles.
  1. Parte posterior do corpo - de costas para o espelho de corpo inteiro, use o espelho de mão para inspecionar nuca, ombros, parte superior das costas e parte de trás dos braços. Em seguida, examine a parte inferior das costas, nádegas e parte de trás das pernas.
  1. Virilha e região genital -  sente-se e use o espelho de mão para ver essa área.
  1. Pernas e pés - ainda sentado, inspecione cuidadosamente toda a perna e os dois lados dos pés, sem esquecer dos dedos e do espaço entre eles.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1557

17 dezembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se