Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol alto

Prato com alimentos sobre a mesa.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol alto

Cerca de 40% da população do país tem colesterol alto segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esta condição pode causar uma série de problemas de saúde, inclusive aumenta o risco de um AVC. Continue a leitura e descubra quais alimentos podem ajudar a reduzir o colesterol.

Alimentação saudável é fundamental para quem tem colesterol alto

O colesterol é uma substância fundamental para o funcionamento do organismo, pois ajuda na síntese de alguns hormônios, da vitamina D e de ácidos biliares. Ele é produzido pelas células do corpo e também é obtido pela alimentação. Existem três tipos de colesterol, o HDL, conhecido como “colesterol bom”, o LDL, conhecido como “colesterol mau”, geralmente ligado às doenças quando está elevado e o VLDL, que é responsável pelo transporte de triglicérides, utilizado como energia pelas células.

O alto índice de LDL é o que faz mal para o corpo e resulta no chamado colesterol alto. Porém, uma alimentação saudável pode ser de grande ajuda para manter estes níveis sob controle. Veja alguns alimentos que podem ser benéficos contra o colesterol alto:

Alimentos à base de soja – por apresentarem uma quantidade baixa de gorduras saturadas, estes alimentos podem influenciar como o seu corpo regula o colesterol.

Frutas e vegetais – assim como os alimentos à base de soja, as frutas e vegetais também tem uma quantidade baixa de gorduras saturadas. Além disto, são fontes de fibras que ajudam a regular o colesterol no corpo.

Aveia e cevada – ambos os grãos são ricos em uma fibra solúvel conhecida como beta glucan. Esta fibra cria uma camada no intestino que impede a absorção do colesterol.

Quais são os riscos do colesterol alto?

O alto nível de LDL pode gerar um acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Isto afeta a circulação do sangue pelo corpo e pode aumentar o risco de você ter alguns problemas sérios, tais como:

Infarto – a gordura pode acumular nas artérias que irrigam o coração e causar uma obstrução, de forma que algumas áreas não recebam sangue suficiente. Isto pode levar à morte e a perda dos tecidos dessas áreas.

Derrame – um dos tipos de acidente vascular cerebral, o AVC isquêmico, é causado pela obstrução de uma artéria que irriga o cérebro. Um dos fatores que pode provocar o problema é justamente a obstrução por acúmulo de gordura.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1003

Mais Pfizer
16 julho, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se