Alimentos para artrite reumatoide: o que alivia ou piora as dores?

Alimentos saudáveis para artrite reumatoide

Alimentos para artrite reumatoide: o que alivia ou piora as dores?

Cerca de 1% da população mundial sofre de artrite reumatoide. A doença causa inflamações e dores nas articulações, podendo incapacitar a pessoa. Continue a leitura para conhecer quais alimentos para artrite reumatoide podem aliviar ou piorar as dores provocadas pela doença.

Alimentos que aliviam as dores da artrite reumatoide

Alguns nutrientes presentes nos alimentos têm a capacidade de reduzir a dor causada pela artrite reumatoide: a dor. Veja, abaixo, o que incluir na sua alimentação:

Peixes – os peixes de água fria, como sardinha e atum, são ricos em ômega-3. Este nutriente ajuda a controlar as inflamações e, consequentemente, alivia as dores da artrite reumatoide.

Frutas – consuma frutas como laranja, mamão e tangerinas. Elas são ricas em carotenoides, nutrientes que também ajudam a controlar as inflamações no corpo. Além disso, pessoas que adotam a dieta mediterrânea, que inclui muitas frutas, verduras e peixes, têm uma melhora nas inflamações.

Verduras verde-escuro – assim como os peixes, as verduras verde-escuro também têm ômega-3, que ajuda a diminuir as inflamações e as dores causadas pela artrite reumatoide. Alguns exemplos destas verduras são: couve, acelga, brócolis, rúcula e espinafre.

O que faz as dores da artrite reumatoide piorarem?

Alguns alimentos para artrite reumatoide podem fazer com que as dores causadas pela doença diminuam. Porém, alguns outros, que são comuns no dia a dia, podem ter o efeito contrário. Veja alguns exemplos:

Gorduras saturadas – encontrada em alimentos industrializados, nos laticínios integrais e carnes vermelhas, pode fazer com que as inflamações piorem, o que provoca dores.

Bebidas alcóolicas – o álcool pode afetar diretamente no efeito de alguns medicamentos usados no tratamento da artrite reumatoide e aumentar as dores.

Sal e açúcar – quando consumidos em excesso, tanto o sal quanto o açúcar fazem com que as dores da artrite reumatoide aumentem.

Antes de colocar ou retirar alguns desses alimentos da sua alimentação, converse com o médico. Ele poderá te ajudar a fazer as substituições necessárias para que você continue consumindo todos os nutrientes necessários.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1238

11 setembro, 2018

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se