Alimentação saudável ajuda a aliviar a dor crônica

Alimentos saudáveis sobre a mesa.

Alimentação saudável ajuda a aliviar a dor crônica

Cerca de 37% dos brasileiros sofre de alguma dor crônica, que são as que persistem por mais de três meses, e necessitam de acompanhamento médico. Porém, uma alimentação saudável pode ajudar a aliviar este problema. Continue a leitura para descobrir quais alimentos auxiliam a diminuir a dor.

Excesso de peso e a dor crônica

Estudos apontam que uma boa parte das pessoas que têm dores crônicas está acima do peso, o que aumenta a pressão em juntas como joelhos e quadril. Não há uma dieta específica para casos de dores crônicas, porém hábitos mais saudáveis podem ser adotados para auxiliar no alívio deste problema. Veja, abaixo, algumas dicas de alimentos para adicionar e retirar da dieta:

Adicione a sua dieta:

  • Porções de frutas e vegetais
  • Produtos integrais
  • Legumes
  • Porções moderadas de carnes magras e frango;
  • Três porções semanais de peixes de água fria (atum, salmão ou sardinha);
  • Chá verde;
  • Alimentos ricos em fibra;
  • Leite desnatado ou derivados.

Diminua em sua dieta:

  • Alimentos industrializados e muito processados;
  • Alimentos com alto teor de gorduras saturadas e gorduras trans;
  • Açúcar;
  • Sal;
  • Álcool.

Exercícios físicos e a dor crônica

Além de uma alimentação saudável, alguns exercícios físicos também podem ser eficazes para aliviar as dores crônicas. Uma dessa práticas é a ioga, por sua combinação de posições físicas com respiração controlada e meditação.

Mas, é preciso prestar a atenção aos limites do seu corpo e realizar exercícios que não acabem por causar mais dores. De qualquer forma, o melhor a fazer antes de iniciar uma rotina de exercícios físicos é consultar o seu médico para ele avaliar se você tem alguma condição que impeça ou limite a realização de algum tipo de exercício e quais são os mais indicados para o seu caso. Ainda mais se você sofre de dor crônica.

Referências

 

PP-PFE-BRA-0981

Mais Pfizer
16 julho, 2018

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