Adolescentes têm mais chances de desenvolver depressão e pensamentos suicidas

Depressão – menino encostado na janela – Mais Pfizer

Adolescentes têm mais chances de desenvolver depressão e pensamentos suicidas

Um a cada cinco adolescentes sofre algum problema de saúde mental, sendo a depressão o mais comum. Além disso, o suicídio é a terceira maior causa entre pessoas de 15 a 19 anos. Continue a leitura para entender quais as possíveis causas da depressão em adolescentes e o motivo de desenvolverem pensamentos suicidas.

O que causa a depressão em adolescentes?

A adolescência é a fase de transição da infância para a vida adulta. Todas as mudanças que ocorrem nesse momento da vida podem ser difíceis para que o adolescente encare sozinho, o que pode afetar a saúde mental dele. Entre as principais causas de depressão em adolescentes estão:

Mudanças hormonais – durante essa fase, o corpo, tanto de meninos quanto de meninas, recebe uma carga muito grande de hormônios, principalmente os ligados ao desenvolvimento sexual. Muitas vezes, a presença desses hormônios causa alterações de humor e até mesmo comportamentais, podendo ter um papel fundamental no desenvolvimento de distúrbios como a depressão.

Alterações químicas no cérebro – os neurotransmissores são substâncias químicas naturais do cérebro, responsáveis por transmitir informações no próprio órgão ou para outros locais do corpo. Quando eles ficam desregulados, algumas funções do sistema nervoso podem ser alteradas, causando a depressão.

Problemas sociais – a adolescência também é um período de grandes mudanças sociais, porém, em alguns momentos o jovem pode ter dificuldade de se encaixar em grupos que antes fazia parte. Esse questionamento pode afetar a saúde mental do adolescente.

Fatores hereditários – a depressão em adolescentes também pode ser um problema genético. Então, se os pais sofrerem desse distúrbio, existe uma chance de o adolescente sofrer com ele em algum momento.

Situações traumáticas – ao viver um momento traumático, seja na infância ou mesmo na adolescência, pode ser uma das causas da depressão. Alguns exemplos de traumas são a perda de um ente querido, bullying, exposição online ou viver alguma situação de abuso.

A relação entre a depressão em adolescentes e os pensamentos suicidas

Além de ter que enfrentar todas as mudanças dessa fase da vida, o adolescente com depressão ainda precisa lidar com os sintomas do distúrbio. Toda essa pressão pode fazer com que surjam os pensamentos suicidas, eles irão influenciar o jovem a pensar a tirar a própria vida como uma forma de se livrar de toda essa pressão. Por isso, é preciso observar se o adolescente apresenta sinais de que está sofrendo com pensamentos suicidas. Alguns desses sinais são:

  • Dizer que se sente um problema para as pessoas ou que não se sente mais parte da família ou do grupo de amigos;
  • Faltar em situações que ofereçam contato com outras pessoas, como escola ou reuniões familiares;
  • Abusar do uso de substâncias, como álcool e drogas;
  • Mudar a rotina de sono, seja dormindo demais ou parando de dormir;
  • Desenvolver grandes mudanças de comportamento, como se tornar mais agressivo ou violento.

Como ajudar o adolescente com depressão

Ao identificar os sinais de pensamentos suicidas em um adolescente com depressão, é preciso ajudá-lo com o distúrbio para que não fique mais sério. Para isso, algumas formas de auxiliar o adolescente que está convivendo com esse distúrbio são:

  • Ofereça suporte emocional, isso fará com que ele perceba que não está sozinho ao enfrentar os pensamentos suicidas;
  • Busque um tratamento médico, ele poderá identificar se a depressão poderá ser tratada com psicoterapia ou se será necessário um tratamento com medicamentos;
  • Caso o adolescente já esteja em um tratamento da depressão, cheque se ele está tomando os medicamentos corretamente.

Já conhece o Programa Mais Pfizer?

O Programa Mais Pfizer tem o objetivo de facilitar o acesso e incentivar que o paciente siga o tratamento que foi prescrito pelo médico. O Programa Mais Pfizer também oferece dicas e informações para uma vida mais saudável.

Saiba mais sobre o Programa Mais Pfizer.

Referências


PP-PFE-BRA-1931

Mais Pfizer
29 agosto, 2019

CONTEÚDO RELACIONADO

Cadastre-se